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http://hdl.handle.net/10071/14319
acessibilidade
Title: Estatuto, identidade étnica e percepção de variabilidade nas crianças
Authors: Mouro, C.
Monteiro, M. B.
Guinote, A.
Keywords: Percepção de variabilidade
Identidade étnica
Relações intergrupais
Estatutos assimétricos
Psicologia social do desenvolvimento
Issue Date: 2002
Publisher: Associação Portuguesa de Psicologia (APP)/Edições Colibri
Abstract: O objectivo do estudo consistiu em averiguar o papel moderador do nível de identificação com o grupo na relação entre o estatuto (assimétrico) dos grupos e a percepção de variabilidade intragrupal. Este estudo foi realizado com crianças de nove e dez anos, brancas e negras, a frequentar escolas com maioria de crianças brancas. O desenho factorial consistiu em 2 estatuto étnico x 2 nível de identificação x 2 grupo-alvo, sendo o último factor intra-sujeitos. A percepção de variabilidade foi medida através da adaptação da tarefa de distribuição de Linville et al. (1989), de onde resultaram duas medidas de variabilidade, a variância e a amplitude. Os resultados confirmaram as hipóteses de partida: verificou-se um efeito principal do grupo-alvo avaliado, sendo o grupo das crianças brancas é percebido como sendo construído por elementos mais diferenciados do que o grupo das crianças negras. O estatuto étnico, o grupo-alvo e o nível de identificação interagem mostrando que, quando é o grupo de baixo estatuto (negro) a avaliar, as suas percepções dos grupos-alvos diferem consoante o seu grau de identificação étnica. As crianças negras com elevada identificação étnica percebem o seu grupo como mais homogéneo do que o das crianças brancas, enquanto que as crianças negras com moderada identificação étnica percebem ambos os alvos com o mesmo grau de variabilidade. Os resultados são discutidos no âmbito da teoria da identidade social e sugerem-se linhas de investigação que tenham em conta a importância das identidades múltiplas para estes processos.
Peer reviewed: yes
URI: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-21339
http://hdl.handle.net/10071/14319
DOI: 10.17575/rpsicol.v16i2.485
ISSN: 0874-2049
Publisher version: The definitive version is available at: http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v16i2.485
Appears in Collections:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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