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http://hdl.handle.net/10071/14309
acessibilidade
Title: Avaliação longitudinal de programa de prevenção do tabagismo para adolescentes
Other Titles: Longitudinal evaluation of a smoking prevention program for adolescents
Authors: Vitoria, P. D.
Silva, S. A.
De Vries, H.
Keywords: Adolescente
Campanhas para o controle do tabagismo
Tabagismo
Prevenção e controle
Avaliação de programas e projetos de saúde
Estudos longitudinais
Issue Date: 2011
Publisher: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Abstract: OBJETIVO: Avaliar programa de prevenção do tabagismo para adolescentes. MÉTODOS: O programa foi realizado entre 1999 e 2002 em escolas do Distrito de Lisboa, Portugal e integrou atividades na escola, na família e na comunidade. Estudo quasi-experimental, longitudinal, baseado em ensaio de intervenção comunitária, com condição de controlo (CC) e de intervenção (CI) definidas aleatoriamente. Foram aplicados quatro questionários, no início do 7º(T1), 8º(T2) e 9º(T3) e no fim do 9º(T4) anos de escolaridade a 1.205 adolescentes, com idade média de 13 anos, dos quais 57% eram meninas e 55% pertenciam à condição de intervenção. A exposição às atividades de prevenção, os determinantes psicossociais do comportamento e o comportamento tabágico foram as variáveis consideradas na avaliação do programa. Utilizou-se análise de variância e regressão logística para testar as diferenças nas duas condições do estudo. RESULTADOS: A CI obteve melhores resultados nos determinantes psicossociais do tabagismo e no comportamento. Ao final do projeto, 41,8% dos participantes da CI e 53,3% da CC iniciaram o consumo de tabaco (OR = 0,62; IC95% 0,49;0,80), e passaram a ser fumantes regulares 8,0% e 12,4%, respectivamente (OR = 0,59; IC95% 0,40;0,87). CONCLUSÕES: O programa diminuiu a iniciação e o tabagismo regular. Os resultados surgiram no segundo ano e melhoraram no terceiro. A efetividade de programas de prevenção do tabagismo depende de implementação continuada ao longo da adolescência e de integração de medidas dirigidas directamente aos adolescentes e indirectamente, por via do seu contexto social (escola, família e comunidade).
Description: WOS:000288385500013
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/14309
https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-6927
DOI: 10.1590/S0034-89102011000200013
ISSN: 0034-8910
Appears in Collections:BRU-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica



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