Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/14197
acessibilidade
Title: Lugares de fractura: a auto-reflexividade na ficção artística
Authors: Cavaco, Maria José Berquó de Aguiar Rodrigues
Orientador: Gamito, Maria João Pestana Noronha
Pinto, Paulo Alexandre Tormenta
Keywords: Arquitetura
Ficção
Lugares arquitectónicos
Espaço artístico
Portugal
Self-reflexivity
Fiction
Fracture
Place
Frame
Issue Date: 15-May-2017
Citation: CAVACO, Maria José Berquó de Aguiar Rodrigues - Lugares de fractura: a auto-reflexividade na ficção artística [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14197>.
Abstract: Tese teórico-artística decorrente de uma prática de projecto incidente na dimensão crítica da auto-reflexividade na ficção. Fazendo convergir as duas vertentes da tese, baliza-se a investigação na articulação dos conceitos de ficção, auto-reflexividade e fractura, com os de moldura e lugar. A auto-reflexividade é concebida como a interiorização de um exterior que configura o conceito de ‘dobra’ em Gilles Deleuze; a fractura é concebida como a abertura da crise que um exterior exerce num interior, ao ser interiorizado; a moldura é concebida como o espaçamento que funciona como parergon, identificando-se alternadamente com cada um dos termos que distingue e une; finalmente o lugar aparece com um evento transformador, em que se unem em relação diacrítica espaço e tempo, enquanto um corpo vivo interage com o que o envolve. O nexo entre estes conceitos apresenta o fundamento operatório da ficção: a duplicidade entre interior e exterior como possibilidade de caracterização, envolvendo uma transformação. Esta transformação gera-se com a moldura/espaçamento como dispositivo; com a fractura como possibilidade; e com a união de espaço e tempo como condição. Com este fundamento, a ficção delineia-se como uma contínua construção e produção de conhecimento. A hipótese de que a auto-reflexividade num trabalho artístico fundado numa dimensão ficcional produz criticamente lugares delimitando um espaço crítico apresenta-se como estratégia para a articulação de conceitos que expõe as circunstâncias, os dispositivos e os factores que anunciam, justificam e expressam os contornos do conceito de ficção a partir do seu fundamento operatório.
The dissertation addresses the nexus between theoretical knowledge and artistic practice at the basis of a body of work grounded in the critical scope of self-reflexivity in fiction. The two main strands converge as the research moves towards the articulation of the concepts of fiction, self-reflexivity, and fracture, with those of frame and place. Self-reflexivity is conceived as Gilles Deleuze’s ‘fold’, i.e. the internalization of an outside; fracture is conceived as the opening of a crisis that the outside forces upon the interior as it gets internalized; the frame is conceived as spacing, functioning as parergon, alternately identifying with each of the elements that it unites and distinguishes; finally, place is seen as a transforming event in which time and space connect in a diacritical relation while a living body interacts with its surroundings. The link between these concepts presents the foundation of fiction from an operative stance: the polarity inside/outside as a possibility of characterization through a transformation. Such transformation occurs via spacing as device, fracture as possibility, and the union of space and time as precondition. From this stance, fiction emerges as an ongoing process of producing knowledge. The starting hypothesis – that self-reflexivity in artistic works rooted in fiction engenders the production of places while it circumscribes a critical space – strategically triggers the articulation of concepts that displays the circumstances, the devices and the preconditions that foreshadow, explain and convey the operative foundation of the concept of fiction.1
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/14197
Thesis identifier: 101549156
ISBN: 978-989-8876-58-4
Designation: Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese_Lugares de Fractura_MJCavaco_Final_Maio2017_PDF.pdf9.83 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.