Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14190
Autoria: Mota, Maria Isabel Mendes de Brito
Orientação: Ramos, Rosária Maria Pereira
Data: 12-Dez-2016
Título próprio: Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF
Referência bibliográfica: MOTA, Maria Isabel Mendes de Brito - Avaliação da formação de terceiro nível: estudo de caso sobre a implementação desse nível na ROFF [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14190>.
Palavras-chave: Avaliação
Eficácia
Formação profissional
Modelos de avaliação
Aprendizagem
Estudo de casos
Trabalho de projeto
Evaluation of training
Training effectiveness
Assessment of learning
Training transfer
Resumo: Num mercado cada vez mais competitivo o desenvolvimento de competências dos trabalhadores representa um pilar importante para o crescimento das empresas. Neste contexto, a formação reveste um papel fundamental na prossecução dos objectivos estratégicos da organização. Com o intuito de aferir a concretização dos mesmos, importa avaliar a formação. Não em termos de reacção e da avaliação dos conhecimentos, mas ao nível da transferência dos saberes adquiridos para o posto de trabalho. Assim sendo, pretende-se com este estudo de caso, avaliar a transferência das aprendizagens das várias academias, ministradas aos recém-admitidos, na ROFF. Aplicou-se um inquérito por questionário às chefias dos ex-formandos das academias, tendo-se obtido 183 respostas, avaliando cada um dos ex-formandos. Os resultados obtidos neste trabalho permitiram concluir que as chefias percepcionaram, como muito positiva a transferência das aprendizagens dos ex-formandos das academias para o posto de trabalho. Desta análise, apresentam-se sugestões de melhoria do sistema da avaliação da transferência das aprendizagens nesta organização.
In an increasingly competitive market, the development of employees’ technical skills is an important factor for the growth of companies/enterprises. In this context, training assumes a key role in achieving the strategic objectives of the organization. In order to achieve these objectives, it is important to assess the employees’ training, not only in what knowledge is concerned, but also how it can be put into practice on a daily basis. Accordingly, it is intended with this case study, to assess the transfer of learning from the various academies, given to newly admitted in ROFF. Applied a questionnaire to the heads of former graduates of the academies, having obtained 183 responses, assessing each of the former students. The results of this study showed that the heads perceive as very positive the transfer of learning from former graduates of the academies for the job. In this analysis, we present suggestions for improving the transfer of learning assessment system in this organization.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE TERCEIRO NÍVEL.pdf2,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.