Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/14148
Author(s): | Brito, João Pedro Amaral de |
Advisor: | Canhoto, Rogério |
Date: | 19-Apr-2017 |
Title: | Millenials: novos comportamentos do consumidor aplicado ao setor de bebidas alcoólicas em Portugal |
Reference: | BRITO, João Pedro Amaral de - Millenials: novos comportamentos do consumidor aplicado ao setor de bebidas alcoólicas em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14148>. |
Keywords: | Estratégias de marketing Publicidade electrónica Comportamento do consumidor Indústria de bebidas Bebida alcoólica Millennials Spirits drinks market Licor Beirão |
Abstract: | Este estudo, inserido no âmbito da elaboração de um projeto empresa, visa o aprofundamento do conhecimento da geração Millennial portuguesa, a sua relação com o setor de bebidas espirituosas, culminando num plano de ação que servirá para recrutamento desta geração para marca portuguesa Licor Beirão.
Primeiramente foi caracterizada a envolvente externa da empresa, por via de uma análise PESTAL e de mercado, seguindo-se uma caraterização interna da empresa.
Utilizando uma metodologia quantitativa para o desenvolvimento da investigação, tendo sido aplicado um inquérito por questionário On-linecomo instrumento de recolha de informação, a amostra foi selecionada pelo método da amostragem por conveniência, tendo sido recolhidas 300 respostas.
Do cruzamento dos resultados obtidos via questionário com as medidas de ação resultantes da SWOT cruzada, foi delineado o plano de ação para recrutamento de consumidores da geração MIllennial para Licor Beirão.
O plano resultante assenta em medidas nas áreas da gestão, marketing digital e produção, sendo as ações propostas as seguintes:
Criação de rede de influencers digitais;
Criação de plano de comunicação nas redes sociais Facebook e Instagram utilizando novos formatos;
Ativação de marca em grandes eventos com base no digital;
Plano de degustações On-trade;
Alargamento de gama com novos sabores de Licor Beirão;
Packaging. This study, included in the company’s project type, aims to explore the knowledge of Millennials Portuguese generation, his relationship with spirits drinks market, resulting in to a recruitment plan of this generation to the Portuguese brand Licor Beirão. Initially, was done a characterization of external environment of the Company, via PESTEL analysis, followed by an internal Company’s description. Using the quantitative method to develop this project, supported by an On-line questionnaire, the nonprobability sampling convenience type was elected to collect all of the 300 different answers. Matching all the conclusions of On-line questionnaire with the Cross SWOT analysis action points, was defined the Licor Beirão Millennials recruitment plan, compound by these proposals: • Create the Licor Beirão digital influencers network; • Social network communication plan to Facebook and Instagram, based in new formats; • Brand activations in big evets based in digital communication and interaction; • On-trade tasting plan; • Enlarge the range of product, launching the new flavour of Licor Beirão; • New packaging. |
Degree: | Mestrado em Marketing |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE João Amaral de Brito.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.