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http://hdl.handle.net/10071/13939
acessibilidade
Title: Plano de marketing para startup: Mr. Refs
Authors: Dias, Victor Almeida Abrantes Abussafi de Lima
Orientador: Fernandes, Carlos
Keywords: Marketing estratégico
Plano de marketing
Start-up
Recrutamento de pessoal
Política de preços
Comunicação estratégica
Recrutamento por referências
Marketing plan
Recruitment for references
Issue Date: 2016
Citation: DIAS, Victor Almeida Abrantes Abussafi de Lima - Plano de marketing para startup: Mr. Refs [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13939>.
Abstract: O mercado de recrutamento vive, a nível mundial, numa necessidade de atualização às novas tecnologias. Para muitas empresas, os serviços oferecidos tornaram-se commodities e não é mais dado tanto valor às ofertas das consultoras e meios tradicionais. Novos projetos surgem constantemente e foi dessa necessidade que surgiu o Mr. Refs. Baseado na comprovada importância das referências no recrutamento, a plataforma propõe democratizar este processo e permitir alargar as bases de contactos das empresas para obter mais referências, dentro de um ambiente autorregulado que ofereça bons candidatos, com agilidade e preços acessíveis. O presente trabalho tem como intuito desenvolver um plano de marketing para a plataforma de recrutamento por referências, Mr. Refs, que enfrentou dificuldades para se estabelecer após o seu lançamento. Lançada em 2015, em parceria com a Jason Associates, a startup arrancou com diversas grandes empresas de Portugal como clientes e atingiu rapidamente um bom número de utilizadores. No entanto, a viabilidade do projeto foi condicionada por problemas de performance, que levaram à sua interrupção em 2016. Aspetos tecnológicos, baixas receitas e dificuldade com alguns segmentos de oportunidades anunciadas exigiam alterações no plano inicial, para recolocar o projeto no rumo da consolidação necessária para uma startup. Este plano identifica os principais problemas encontrados, analisa a atuação dos concorrentes e propõe uma série de iniciativas para, a médio prazo, tornar a empresa interessante para investidores que possam financiar a internacionalização do negócio. Apesar de algumas limitações, fica possível perceber o gap existente entre a necessidade do mercado e o posicionamento inicial do Mr. Refs e é proposto um reposicionamento, com novas funcionalidades, nova estratégia de preços e reforço da comunicação, ações que, se corretamente executadas, podem marcar o renascimento de um projeto que teve uma boa aceitação inicial e vê um futuro de sucesso.
Worldwide, the recruitment market lives the need to upgrade itself to the new technologies. For most companies, recruitment have become a commodity and no additional value is seen on the traditional offer. New projects are constantly emerging and it was in this scenario that Mr. Refs was started. Based on the proven importance of references in recruitment, the platform proposes to democratize this process and enable companies to extend their contact bases for references, in a self-regulated environment that offers good candidates fast and affordable. This work has the intention to develop a marketing plan for the reference-based recruitment platform, Mr. Refs, which struggled to settle after its release. Launched in 2015, in partnership with Jason Associates, the startup took off with several large companies as clients in Portugal and reached quickly a relevant number of users. However, the viability of the project was conditioned by performance problems, which led to its discontinuation in 2016. Technological aspects, low income and difficulty with advertised opportunities in some segments require changes to the initial plan, in order to get the project back on the path of consolidation needed for a startup. This plan identifies the main problems encountered, analyze the performance of competitors and proposes a number of initiatives in the medium-term to turn the company interesting for investors to fund the internationalization of the business. Despite some limitations, it is possible to identify the existing gap between market needs and the initial positioning of Mr. Refs and a repositioning is proposed, with new features, new pricing strategy and enhanced communication. Actions that, if implemented correctly, could mark the rebirth of a project that had good initial acceptance and can see a successful future.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/13939
Thesis identifier: 201553368
Designation: Mestrado em Marketing
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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