Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/13896
acessibilidade
Title: USEONCE - Distribuição e Comércio LDA.: análise da situação financeira da empresa
Authors: Delgado, João Maria Monteverde Mira
Orientador: Laureano, Luís
Keywords: Finanças
Análise financeira
Distribuição
Análise SWOT
Macroeconomia
Trabalho de projeto
Portugal
Financial Analysis
Distribution Industry
SWOT Analysis
Environment
Issue Date: 6-Dec-2016
Citation: DELGADO, João Maria Monteverde Mira - USEONCE - Distribuição e Comércio LDA.: análise da situação financeira da empresa [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13896>.
Abstract: A crise económica Mundial, e em particular a europeia, tem vindo a pôr fim a inúmeras empresas em Portugal. Com efeito, a diminuição do poder de compra das famílias e a contração dos mercados, obrigaram as empresas à reformulação de processos e ao estabelecimento de novas estratégias, processos mais facilmente conseguidos por empresas de maior dimensão com uma estrutura de capital sólida, que muitas empresas de pequena e média dimensão não conseguiram implementar. De uma forma geral registou-se um aumento do número de despedimentos e uma retração de novas contratações. Em resultado da crise, surgem, porém, novas oportunidades de negócio, seja para dar resposta a novas necessidades, seja para atingir novos nichos de mercado, seja ainda pela possibilidade responder, de forma inovadora, a necessidades que já existiam. Tratam-se de processos, em geral, muito dinâmicos, que obrigam a grande flexibilidade de processos e a linhas de decisão muito diretas, características mais fáceis de encontrar em empresas de pequena e média dimensão, (PME’s), normalmente constituídas com valores de investimento mais reduzidos. O aparecimento destas empresas ajuda ao aumento da competitividade do Mercado em todas as indústrias. Neste caso, falamos na indústria da distribuição, especificamente dos artigos decorativos – velas – e produtos descartáveis para festas. Em concreto, trata-se da empresa USEONCE – Distribuição e Comércio Lda. Como objetivo, procura-se o estudo das envolventes mediata e imediata, do mercado, da organização e da vertente económico-financeira, por forma a elaborar-se um conjunto de sugestões positivas, que contribuam para uma melhoria da empresa a nível da sua Gestão. Foram encontradas lacunas no que respeita aos equipamentos administrativos dos colaboradores da USEONCE, à comunicação feita pela empresa com o exterior, ao nível da prospeção de clientes, a nível de eficiência do processo de logística e do poder negocial dos fornecedores. Como Sugestões, foram realçadas um investimento em plataformas online onde a empresa poderá tornar mais eficiente e mais eficaz a comunicação com o exterior, aliando uma maior gestão dos processos de logística.No nível da prospeção de clientes, sugere-se que a USEONCE procure novos tipos de clientes com menor poder negocial, para que possa também beneficiar de melhores prazos de recebimento e pagamento, obtendo uma maior rendibilidade das vendas e melhorando consequentemente os seus resultados.
The World economic crisis, namely the European, has put an end to many companies in Portugal. Only the innovative and the solid big ones could manage the necessary changes to survive this economical decrease. Within this environment, the companies had to increase the number of layoffs, or at best did not hire people at all. That is why something is happening. A different kind of companies are entering the market, particularly in the so-called SME (Small and Medium Enterprises) sector, operating with mall investment needs in specialized or smaller market segments. The main goal of this Thesis is to analyze an existing company in financial terms, studying what’s good and what’s not being done so well, to project new ideas so that the company can grow. Analyzing this project, it is concluded that dynamic and innovative SMEs can survive through economic crisis, and that this particular company could improve its operations and its results, increasing in size and in financial terms, as fast as this world economic crisis comes to an end.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/13896
Thesis identifier: 201507846
Designation: Mestrado em Finanças
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
TESE FINAL.pdf568.74 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.