Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13894
Autoria: Henriques, António José Ascenso
Orientação: Falcão, Pedro Fontes
Data: 6-Dez-2016
Título próprio: A influência da economia digital na banca de retalho
Referência bibliográfica: HENRIQUES, António José Ascenso - A influência da economia digital na banca de retalho [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13894>.
Palavras-chave: Economia digital
Banca
Modelos de negócio
Mobilidade
Tecnologia
Concorrência
Resumo: A atividade da banca de retalho enfrenta novos desafios num contexto económico também ele novo, imprevisível e cheio de incertezas. O objetivo desta dissertação é interpretar as implicações que o digital traz no presente e no futuro das instituições financeiras, tendo sido aplicado o método qualitativo, através das técnicas de revisão da literatura e entrevistas a peritos. No decorrer da pesquisa de informação, tornou-se evidente a existência de quatro pilares chave que influenciam de forma decisiva o novo paradigma de atuação no mercado dos serviços financeiros, são eles: A tecnologia; é um elemento cada vez mais presente e indispensável em qualquer atividade económica; Os novos clientes, as novas gerações obrigam a atuar de forma diferente quando se pensa em lançar produtos ou conquistar clientes; A redução de custos, é uma área em que as empresas têm apostado fortemente, para se defenderem da concorrência, serem mais eficientes, mitigarem a redução de margem financeira (tendo em conta o contexto de taxas de juro muito baixas), e porque em alguns casos, vêm nessa redução a chave para a conquista de mercados à escala global; Os novos concorrentes, isto é, empresas embora não financeiras, têm suportes tecnológicos, know-how e presença em várias geografias e indústrias que lhes confere capacidade de ofertas diferenciadoras e com mais valor, comparativamente aos tradicionais operadores no mercado financeiro. Em conclusão, podemos afirmar que é crítico incrementar o digital na banca, porque se tornou num elemento essencial ao sucesso das organizações e acompanha as alterações em curso na sociedade e na economia. Os bancos estão num processo de mudança de paradigma, de um modelo de negócio baseado no relacionamento comercial cara-a-cara, para uma relação mais tecnológica e baseada na mobilidade. Contudo é necessário assegurar a resposta mais adequada a cada segmento de clientes.
The retail banking activity faces new challenges in a new economic context, unpredictable and full of uncertainties. The aim of this work is examine the digital implications in the present and future of financial institutions. The applied method was qualitative, through literature review techniques and interviews with experts. During the research, we were led to consider four key pillars that influence decisively the new paradigm in the financial services market, they are: Technology; it’s an indispensable element in any economic industry; New customers, new generations requires to act differently when we think about launching products or attract customers; The cost reduction, this is an area where companies have made big efforts to defend themselves from the competition, be more efficient, mitigate the reduction in net interest income (seeing very low interest rate environment), and because, in some cases, it’s the key to conquer global markets; New competitors, companies though non-financial, have technological support, know-how and presence across all geographies and industries, which gives them the ability to offer a better proposal and more value, compared to traditional players in the financial market. In conclusion, we can say that it is critical to increase the digital banking, because it has become an essential element to the success of organizations, and follow changes in society and the economy. Banks are in paradigm shift of the business model based on face-to-face relationship, to a more technological relationship, based on mobility. However, it is necessary to ensure the most appropriate response to each customer segment.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A INFLUENCIA DA ECONOMIA DIGITAL NA BANCA DE RETALHO.pdf821,14 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.