Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13737
Autoria: Jamal, Mirzá Alibhai
Orientação: Costa, Carlos J.
Aparício, Manuela
Data: 21-Dez-2016
Título próprio: Gamificação em ferramentas de produtividade Cloud
Referência bibliográfica: JAMAL, Mirzá Alibhai - Gamificação em ferramentas de produtividade Cloud [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13737>.
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Ferramentas computacionais
Computação em nuvem
Modelos estruturais
Gestão da qualidade
Cloud computing
Cloud productivity tools
Collaboration quality
Gamification
Incentives for collaboration
Structural model
Technology adoption
Resumo: Atualmente, neste mundo tecnológico em que existe uma grande aposta nas tecnologias cloud, as ferramentas de produtividade demonstram ter, cada vez mais, um lugar de destaque em cada organização, independentemente da área de atuação e incluindo instituições de ensino. Captar novos utilizadores e fazer com que os atuais utilizadores usem as ferramentas de produtividade cloud de forma mais eficiente e de forma colaborativa, é um grande desafio não só para as empresas que utilizam estas ferramentas, mas bem como, para as empresas que produzem estas mesmas ferramentas. O principal objetivo deste estudo prende-se em analisar o efeito que a gamificação (gamification) exerce na adoção tecnológica, quando aplicada às ferramentas de produtividade cloud, tendo em conta a utilização destas ferramentas, bem como o impacto na qualidade da colaboração dos utilizadores. Para tal, foi proposto um modelo estrutural, validado empiricamente através da realização de um inquérito disponibilizado online por forma a perceber as perspetivas das pessoas face a esta temática. Para validar o modelo, recorreu-se a um método quantitativo de sistemas de equações estruturais, pelo método dos mínimos quadrados (Partial Least Squares). Os resultados indicam que existe um impacto positivo da gamificação e da qualidade de colaboração, na perceção de utilidade, na intenção de uso e consequentemente no uso efetivo das ferramentas de produtividade cloud.
Nowadays, in this technological world in which there is a big bet on Cloud technologies, Productivity Tools are increasing their prominent place in every organization, regardless of the area of operation and even including educational institutions. In order to attract new users and make the current users use Cloud Productivity tools more efficiently and collaboratively is a great challenge not only for companies that are using these tools, but also for the companies that produce these same tools. The main goal of this study is to examine the effect that Gamification has, when applied in the technological adoption, when applied to cloud productivity tools considering the use of these tools and the impact on the users’ quality of the collaboration. Thus, a structural model was proposed, empirically validated through an online survey, that was made available online, conducted to understand users’ perspectives on such matters. To validate this model, it was used a quantitative method of structural equations, though "Partial Least Squares" method. The results show that there is a positive impact of gamification and collaboration quality on the perceived usefulness, on the intention to use, therefore on the actual use of cloud productivity tools.
Designação do grau: Mestrado em Informática e Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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