Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13731
Autoria: Menas, Sara Alexandra Monteiro
Orientação: Crespo, Nuno
Data: 2016
Título próprio: Sobre o conceito e medição de competitividade- survey
Referência bibliográfica: MENAS, Sara Alexandra Monteiro- Sobre o conceito e medição de competitividade- survey [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13731>.
Palavras-chave: Economia da empresa
Competitividade
Mercado internacional
Indicadores económicos
Sucesso empresarial
Medição
Sucesso
Estratégias internacionais
Competitiveness
Success
Indicators
International
Resumo: O termo Competitividade, graças ao crescimento constante da abertura comercial, ao longo dos anos tem vindo a ganhar maior relevância (Kupfer, 2000). Uma vez que é um tema controverso e em constante debate, é proposta, neste trabalho, a determinação da sua definição, a compreensão e distinção de vários índices, de acordo com várias perspectivas tidas em conta. Num enquadramento geral, o sucesso dos países nos mercados internacionais é uma condição fundamental para o seu crescimento económico e muitos indicadores de competitividade são importantes para incentivar a adopção de melhores práticas internacionais. No entanto, como será possível verificar ao longo do trabalho, a forma como se mede esse sucesso é muitas vezes discutida e sentida como insuficiente
The term competitiveness, due to the steady growth of trade liberalization over the years, has gained greater relevance (Kupfer, 2000). Since it is a controversial topic and in constant debate, it is proposed in this paper, the determination of its definition, understanding and distinction of several levels, according to various perspectives taken into account. In a general framework, the success of countries in international markets is a fundamental requirement for economic growth and many competitiveness indicators are important to encourage the adoption of international best practices. However, as we can verify in this Thesis, the way that success is measured is often discussed and felt as insufficient
Designação do grau: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Competitividade_Set2016_Sara Menas.pdf876,91 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.