Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13724
Autoria: Bassubabo, Alberto
Orientação: Crespo, Nuno Miguel Pascoal Simões
Duarte, José Maria
Data: 2016
Título próprio: A diversificação da economia angolana. Que papel para o turismo?
Referência bibliográfica: BASSUBABO, Alberto - A diversificação da economia angolana. Que papel para o turismo? [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13724>.
Palavras-chave: Economia
Competitividade
Estratégias de desenvolvimento
Turismo
Diversificação de economia
Recursos
Diversification of the economy
Tourism
Strategies
Resources
Huíla
Namibe
Angola
Resumo: A crise financeira mundial, a instabilidade no mercado petrolífero e a dependência da economia angolana ao negócio dos petróleos (cerca de 85% do PIB, CIA (2014)), demonstraram a vulnerabilidade do modelo económico baseado em um único recurso. Para reverter o quadro, urge a necessidade, não apenas no plano teórico, mas sim, no plano prático a efetivação de medidas concretas conducentes a diversificação da economia. Angola possui outras valências que exploradas podem ajudar a superar o atual défice económico/financeiro e criar estabilidade macroeconómica no longo prazo. Fenómenos negativos/positivos de um país não decorrem isoladamente, “é vital tornar a economia mais competitiva à medida que a globalização transforma os significados das fronteiras e cria maior concorrência entre estados, Chang (1996) ”. A relação entre “globalização e localização pode contribuir para a disseminação de conhecimentos, Lew 2004:258, e/ou levar o impacto de acontecimentos distantes a afetar o desenvolvimento de outros países com imensas consequências”. As vantagens competitivas poderão estar na racionalização de recursos e utilização de estratégias inovadoras. O enfoque do estudo foi para avaliar fatores constrangedores do desenvolvimento turístico, aprimorar conhecimentos sobre potencialidades existentes e delinear estratégias necessárias à diversificação da economia angolana. “O Estado assume-se como empresário Hall, (2000:137) apud. Brazinha, (2007: 29)”. O estudo teve como campo de ação as províncias da Huila e Namibe (Angola) (designadas por “região”). A utilização das ferramentas MICROSOFT EXCEL E SPSS no tratamento dos dados permitiu a realização de múltiplas análises estatísticas e tirar várias conclusões.
The global financial crisis, the instability in the oil market and the dependence of the Angolan economy to oil business (around 85% of GDP (2014)), demonstrated the vulnerability of the economic “model based on one only resource”. To revert this, there is urgent need, not just in theory, but in practice the implementation of concrete measures aimed at diversifying the economy. Angola has other valences that exploited can help overcome the current deficit economic/financial and create macroeconomic stability in the long term. Negative or positive phenomenon of a country does not arise in isolation, “it is vital to make the economy more competitive as globalization transforms the meanings of borders and creates greater competition between states, Chang (1996)”. The relationship between “globalization and localization may contribute to the spread of knowledge, Lew 2004:258, and/or take the impact of distant events to affect the development of other countries with immense consequences”. The competitive advantages may be in the rationalization of resources and using innovative strategies. The focus of the study was to evaluate factors embarrassingly of tourism development, enhance knowledge about existing potential and outline strategies needed to diversify the Angolan economy. “The State defines itself as a businessman, Hall (2000:137) apud. Brazinha, (2007: 29)”. The study had as a field of action the provinces of Huila and Namibe, (in Angola) (called “region”). The use of the tools Microsoft Excel and SPSS in the treatment of data, allowed the realization of multiple statistical analyzes and draw various conclusions.
Designação do grau: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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