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http://hdl.handle.net/10071/13715
Autoria: | Francisco, Bernardo da Cruz Medeiros |
Orientação: | Ferreira, Mónica |
Data: | 5-Dez-2016 |
Título próprio: | Crisis communication management: Mcdonald's case study |
Referência bibliográfica: | FRANCISCO, Bernardo da Cruz Medeiros - Crisis communication management: Mcdonald's case study [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13715>. |
Palavras-chave: | Crisis management Crisis communication Crisis management plans Gestão de empresas Crise Resolução de problemas Estudo de casos Trabalho de projeto |
Resumo: | The fast-food industry is characterized by quick response, products adaptation, closer location
and by a highly competitive and volatile environment. This industry is dominated by large
companies such as McDonald's, KFC and Burger King.
Recently, and regarding the changes in the mind-set of the consumers, many were the
transformations by which this industry has passed. Healthier lifestyles have motivated the
exponential growth of fast-food chains with healthier eating practices in this industry.
In face of this trend some chains reported lower performances than estimated, including
McDonald's. Less revenue, loss of customers and poor quality products association were some
of the problems faced. In this sense the administration launched, during 2015, the Turnaround
Plan to improve the financial and branding issues.
Due to the recent launch of this program it is too early to verify its success, however the results
already achieved are encouraging. Therefore, it is important highlight and discover how
companies realize, face and try to overcome the crisis, so because of that it was chosen the
McDonald's in this analysis.
Consequently, in this case study it is important realize how companies manage crisis situations
and how they respond to the same through market analysis, problem resolution and learnings.
With this, it is essential to understand the impact of crisis management plans in the
organizational structure of a company and what is the future benefits. A indústria da restauração fast-food é caracterizada pela rapidez de resposta, pela adaptação dos produtos, pela localização próxima e por um ambiente altamente competitivo e volátil. Esta indústria é dominada por grandes empresas como a McDonald’s, KFC e Burger King. Recentemente, e face a alterações no mindset dos consumidores, muitas foram as transformações pelos quais esta indústria passou. Estilos de vida mais saudável motivaram o crescimento exponencial de cadeias com práticas alimentares mais saudáveis nesta industria. Derivado desta tendência algumas cadeias registaram desempenhos aquém do expectável, nomeadamente a McDonald’s. Quedas de receitas, perda de clientes e associação de má qualidade aos produtos foram alguns dos problemas enfrentados. Nesse sentido, a administração lançou, no decorrer de 2015, um Turnaround Plan com vista a melhorar a situação em termos financeiros e branding. Devido ao recente lançamento deste programa, ainda é cedo para contabilizar e verificar o seu sucesso, no entanto os resultados já alcançados são animadores. Por isso, importa e interessa descobrir como as empresas se apercebem, enfrentam e tentam superar a crise, assim foi escolhida a McDonald’s nesta análise. Deste modo, neste caso de estudo importa perceber o modo como as empresas gerem situações de crise e como é que respondem à mesma através da análise do mercado, do problema, da resolução e da aprendizagem. Com isto, torna-se essencial a perceber o impacto de um plano de contenção de crise na estrutura organizacional de uma empresa e quais os seus benefícios futuros. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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