Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/1369
acessibilidade
Title: Competências, formação contínua e público-alvo: um estudo de caso.
Other Titles: Competences, continuous formation and focus group: a case study
Authors: Pires, Sandra Marina Coutinho
Orientador: Almeida, Paulo Pereira de
Keywords: Competências
Qualificação
Formação Contínua
Servicialização/Relação de serviço
Competences
Qualification
Continuous formation
Services/Service relation
Issue Date: 6-Mar-2009
Citation: PIRES, Sandra Marina Coutinho - Competências, formação contínua e público-alvo: um estudo de caso [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1369>.
Abstract: Numa sociedade em profunda mutação a noção de qualificação é substituída nos anos de 1980 pela noção de competências, em que as novas organizações são levadas a responder a uma envolvente marcada pela incerteza e pela forte concorrência. Os trabalhadores terão, desta forma, de serem cada vez mais polivalentes, autónomos e responsáveis. Para essa mesma maior polivalência a formação contínua é tida como muito importante, sendo que os trabalhadores terão de aprender de forma sistemática, estando sempre a par das novas mudanças no mercado de trabalho. Por outro lado, a sociedade actual é caracterizada pela crescente servicialização e, mais especificamente, pelo aumento de centros comerciais e do comércio a retalho. É importante, consequentemente, que a formação contínua dada aos vendedores de lojas de roupa (no caso do aumento do comércio a retalho) passe por técnicas de atendimento personalizado, o que faz com que o cliente se sinta satisfeito com a relação vendedor/cliente (relação de serviço) e que “passe a palavra” a outros possíveis clientes. Nesta dissertação irá verificar-se se existe uma diferença significativa nas diferentes competências exigidas segundo um público-alvo diferente, se existe uma maior ou menor formação contínua por diferente tipo de loja de roupa (formal/informal) e se são diferentes as regalias dadas aos vendedores segundo um público-alvo divergente.
In a society in a deep mutation the notion of qualification is substituted in the 80’s years by the notion of competences, in which the new organizations are be taken to reply for a involved marked by the uncertainty and the high concurrence. The workers, in this way, have to be even more polyvalent, autonomous and responsible. For the same polyvalence the continuous formation is much important, having the workers to learn in a systematic mode, being always informed to the new changes in the work market. By the other way, the actual society is characterized by the growing of the sector of services, and more specifically, by the growing of the market centres and the retail-trade. It is important, consequently, that the continuous formation that is given to the workers of clothes shop (in the case of retail-trade) is be constituted by techniques of personalized attended, what makes the client satisfied with the relation of the sales market/client (service relation) and, consequently, the same will tell the good experience for future clients. In this dissertation will be verified if that exist a significantly difference in the required competences by a different focus-group, if that exist a higher or a lesser continuous formation by a different type of shop (formal/informal) and if the privileges given to the sales market are different by a divergent focus-group.
URI: http://hdl.handle.net/10071/1369
Designation: Mestrado em Sociologia
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese de mestrado.pdf649.92 kBAdobe PDFView/Open
PARTE INICIAL (numeração romana).doc47 kBMicrosoft WordView/Open
Capa e lombada de Dissertação de mestrado.doc82.5 kBMicrosoft WordView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.