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http://hdl.handle.net/10071/13635
acessibilidade
Title: A imagem da SATA no continente português
Authors: Ferreira, Rita Gouveia Macedo
Orientador: Pereira, Hélia
Keywords: SATA
Gestão
Companhia aérea
Marketing
Qualidade
Imagem
Turismo
Satisfação do cliente
Região Autónoma dos Açores
Quality
Positioning
Image and tourism
Issue Date: Jun-2010
Citation: FERREIRA, Rita Gouveia Macedo - A imagem da SATA no continente português [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13635>.
Abstract: A imagem hoje em dia é um dos elementos que mais contribui para o sucesso ou não de uma companhia aérea. O objectivo desta tese foi avaliar a imagem da SATA no Continente Português. Para isso, foram realizados dois inquéritos, um para as pessoas do continente que já viajaram nesta companhia e outro para os que nunca a usaram para as suas deslocações. Esta abordagem permitiu avaliar diferentes perspectivas e perceber, por exemplo, quais os motivos de alguns nunca terem viajado na SATA e perceber se os que já fizeram tinham a mesma ideia antes de terem voado nela, ou seja, perceber se as expectativas que tinham aumentaram, mantiveram-se ou pioraram. De um modo geral, a SATA é vista como uma companhia que opera essencialmente nos Açores, onde os voos predominantes são os interilhas. Recebeu-se, em geral, uma imagem positiva desta companhia aérea, mas foi relevante o descontentamento acerca dos preços que a SATA pratica e também das rotas onde opera, sendo que muitos foram os inquiridos a responder que esta companhia deveria aumentar os seus destinos. Os aspectos considerados mais positivos, para quem já viajou na SATA, foram a higiene/limpeza e a segurança desta companhia. Resta à SATA continuar a investir na satisfação dos seus clientes e atrair novos passageiros para que esta companhia cresça em número, nome e rotas.
Nowadays, image is one of the most valuable elements for an airline company’s brand awareness. The aim of this thesis is to assess the image of SATA on the Portuguese mainland. Thus, we conducted two surveys, one directed to the people from the mainland that have traveled in this company and the other to those who have never used it to get around. This approach has allowed us not only to evaluate different perspectives but to understand the respondent’s reasons for not having ever traveled with SATA, as well. It has also allowed us to understand if those who had already traveled with this airline kept its image unchanged thereafter, that is to say, if their expectations about the airline have improved or else have remained unchanged or worsened. SATA is seen by the majority of the respondents as a company that operates mainly in the Azores, carrying out, predominantly, inter-island flights. We have received, in general, a positive image of this airline, however it was relevant the discontent shown towards the pricing practices of the company, as well as the lack of diversity of its routes. In fact, many respondents believe that this company should increase its destinations. By turn, the aspects considered positive, by those who have traveled with SATA, are hygiene/cleanliness and safety of the company. SATA is left with the responsibility to invest in customer satisfaction and to attract new passengers in order to grow in number, name and airline routes.
Description: JEL Classification System: M30- General, M31- Marketing
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/13635
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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