Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13617
Autoria: Panchá, Punit Limji
Orientação: Oliveira, Luís Alberto Ferreira de
Data: 2-Nov-2016
Título próprio: Financiamento através do crédito comercial: evidências nas (maiores e melhores) PME's portuguesas
Referência bibliográfica: PANCHÁ, Punit Limji - Financiamento através do crédito comercial: evidências nas (maiores e melhores) PME's portuguesas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13617>.
Palavras-chave: Gestão financeira
PME Pequenas e Médias Empresas
Financiamento
Estrutura de capital
Crédito comercial
Financing
Capital structures
Business credit
Resumo: O principal objetivo desta dissertação é testar empiricamente algumas teorias sobre as razões pelas quais as pequenas e médias empresas portuguesas concedem financiamento a outras empresas suas clientes, através do crédito comercial. Para o efeito utilizou-se dados económico-financeiros das 122 maiores e melhores PME’s durante os anos 2007 a 2013 de acordo com o jornal Expresso. Apesar da importância do crédito comercial como fonte de financiamento empresarial, o tema está longe de se considerar esgotado, uma vez que não existe uma teoria geral sobre este assunto. Assim, este trabalho procura contribuir para a literatura que estuda os determinantes para a concessão de crédito comercial. No estudo em questão, conclui-se que empresas com maior facilidade de acesso a mercado de capitais atuam como financiadoras de seus clientes com dificuldades no acesso ao financiamento e que o crédito comercial não é utilizado como objeto de discriminação de preços por parte destas empresas.
The main goal of this work is to empirically test some theories about why small and medium sized Portuguese companies provide funding to other client companies through the commercial credit. For this purpose we used economic-financial data of the 122 largest and best SMEs during the years 2007 to 2013, according to the Expresso newspaper. Despite the importance of trade credit as a source of business financing, the issue is far from being considered exhausted, since there is no general theory on this. This work seeks to contribute to the literature studying the determinants for granting trade credit. In this study, it is concluded that companies with greater acess to capital markets act as lenders of its clients with difficulties in access to financing and that trade credit is not used as price discrimination object by these companies.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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FINANCIAMENTO ATRAVÉS DO CRÉDITO COMERCIAL - Evidência nas maiores e melhores PME's Portuguesas.pdf
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