Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13560
Autoria: Oliveira, Pedro Pereira da Graça Mira de
Orientação: Mota, António Gomes
Data: 28-Nov-2016
Título próprio: Banco CTT: um banco para micro e pequenas empresas
Referência bibliográfica: OLIVEIRA, Pedro Pereira da Graça Mira de - Banco CTT: um banco para micro e pequenas empresas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13560>.
Palavras-chave: Finanças
Banca
Microempresas
Pequena empresa
Crédito
Banking
Credit
Enterprises and project
Resumo: O presente projeto é um estudo sobre a entrada do Banco CTT no mercado das microempresas e pequenas empresas em Portugal. Este projeto pretende mostrar a viabilidade do Banco CTT em apoiar clientes empresariais e não apenas clientes particulares, analisando obviamente os riscos inerentes a um projeto desta natureza, bem como, a estratégia e plano de negócios a definir, o mercado onde irá operar e as oportunidades e vantagens a explorar. Na primeira parte mostrarei o que se considera PME e a importância que estas têm a nível nacional, principalmente sobre as empresas que constituem este segmento e que são foco deste projeto, as micro e pequenas empresas. Esta primeira parte irá também referir os fatores críticos de abordagem às empresas (a confiança e o relacionamento bancário, a presença geográfica, a evolução tecnológica e o serviço prestado) o financiamento às mesmas e as principais dificuldades associadas. A segunda parte começa com uma breve descrição do Grupo e Banco CTT, seguida de uma análise de mercado ao setor bancário e às PME, de forma a demonstrar o potencial deste mercado e justificar as oportunidades que representa para o Banco CTT, concluindo com uma observação sobre os principais concorrentes e respetivos indicadores de maior relevância para o setor. Por último, pretende-se dar a conhecer a melhor forma de implementar este negócio e demonstrar que a abertura do Banco CTT a este mercado trará valor acrescentado para a empresa, para o Grupo CTT e respetivos acionistas.
The present project is a study regarding the entrance of Banco CTT in the micro and small-sized enterprises’ market. This project intends to show the viability of Banco CTT in supporting enterprises and not only individuals, obviously analyzing inherent risks to a project of this nature, as well as the strategy and business plan to be adopted by the company, namely by defining the market where it will operate and the opportunities that the company is hoping to take advantage of. In the first part I will explain the concept of Small and Medium Enterprises and I will perform its importance at a national level, as well as the identification of the main players in terms of micro and small-sized companies. This part also includes the critical factors that should be considered when approaching this type of companies (trust and banking relationships, geographical presence, technological evolution and service quality), the financing to these companies and their main challenges. The second part will include a brief description to the Group and Banco CTT, followed by a market analysis focused on the banking industry and SME, in order to show the potential of this market and to justify the opportunities it represents to Banco CTT, followed by a competitor’s analysis, including their Key Performance Indicators. Lastly, it is the aim to provide the most efficient way to proceed with the implementation of this business area and to demonstrate that by entering this market, Banco CTT will bring an added value to company, to the CTT Group and its shareholders.
Designação do grau: Mestrado em Finanças
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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