Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/13557
acessibilidade
Title: TPOs in a changing environment : the case of the norwegian TPO Innovation Norway
Authors: Rezende, Deborah Coelho
Orientador: Dias, Eurico Brilhante
Keywords: Estrutura organizacional
Inovação
Mudança organizacional
Estudo de casos
Noruega
Trade promotion organizations
Organizational structure
Change
Norway
Issue Date: 24-Nov-2016
Citation: REZENDE, Deborah Coelho - TPOs in a changing environment : the case of the norwegian TPO innovation Norway [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13557>.
Abstract: Problema de Investigação- As Organizações para a Promoção de Comercio têm evoluído ao longo dos anos de modo a cumprir a sua missão. O mundo dos nossos dias, como nunca antes está a mover-se a um ritmo elevado e “mudança” começa a incorporar o dia-a-dia destas organizações. Recentemente, a inovação tem sido o centro das atenções como a protagonista e facilitadora de mecanismos sustentáveis e eficientes de mudança. Objetivo do Estudo- Existem inúmeros estudos sobre as TPOs e o seu impacto como promotoras de comércio, bem como, testes acerca da justificativa económica para a sua existência. No entanto, não há muita investigação na temática das recentes iniciativas das TPOs a fim de se reinventarem para atender as demandas de consumidores e de um meio em constante mudança. Neste contexto, esta pesquisa se concentrará em analisar uma TPO modelo e aprender com a mesma. Metodologia de Investigação- A Metodologia escolhida foi Caso de Estudo, de modo a analisar o comportamento inovador da Empresa escolhida. Sendo assim, a unidade de análise é uma empresa, a Innovation Norway e a coleta de dados foi efetuada através da construção e aplicação de um questionário à Empresa. O questionário é composto por informação quantitativa e qualitativa, porém para mas para o intuito desta pesquisa a análise enfoca-se numa vertente mais qualitativa, conforme o objetivo de conduzir uma análise descritiva. O Questionário analisa a empresa através dos principais enquadramentos teóricos explorados nesta dissertação e contém igualmente, perguntas abertas, de modo a elucidar as principais interrogações colocadas. Além do questionário, Relatórios fornecidos pela Innovation Norway foram fonte de dados de grande relevância a este projeto. Principais Aprendizados- A equipa de gestão da Innovation Norway reconhece que os processos de mudança são trabalhosos, no entanto, recompensadores. A IN tem obtido sucesso como uma empresa inovadora muito devido ao facto de incorporar inovação na sua rotina, não apenas como um evento isolado. Este ambiente de inovação torna-se evidente através da forma como os funcionários são motivados a compartilhar ideias e a gerar soluções alternativas, à linguagem utilizada na empresa, muito orientada a questionar o status quo. A IN procedeu a muitas mudanças estruturais recentemente, mas faz acompanhar a essas grandes mudanças, pequenas alterações que constituem a base para um processo constante e sólido. A mudança organizacional é mais propensa ao sucesso quando baseada em princípios específicos. Adicionalmente, a comunicação constante com toda a empresa acerca das realizações passadas, presentes e futuros objetivos favorecem um processo de mudança mais suave uma vez que concede um senso de direção aos funcionários, bem como os motiva a ter um maior compromisso. A fim de ser excelente, a IN analisa empresas similares internacionalmente e, nacionalmente, analisa empresas de cariz privado, de modo a providenciar um serviço de alta qualidade aos seus clientes. Por último, a IN apresenta uma grande convergência relativamente aos desafios do milénio da ITC para as TPOs, embora, futuras melhorias estarem constantemente presentes na agenda da Empresa.
Research Problem- Trade Promotion Organizations have evolved over the years in the way they accomplish their mission. As never before the World is moving in a fast pace and change starts to incorporate enterprises’ reality. Recently, innovation has been in the spotlight as the mechanism enabling sustainable and efficient change. Purpose of the Study-There are several studies on TPOs and the effect they can have as trade promoters and also testing if their existence is economically justified, nevertheless, there is little research on the recent initiatives TPOs have taken in order to reinvent themselves and attend the requests of a fast-pace changing environment and customers. In this context, this research will focus on analyzing a “role model” TPO, attempting to learn from it. Methodology/Approach- Case study was used to describe the change and innovative behavior of the Company in analysis. Being so, the unit of analysis is one company, Innovation Norway and the data collection was perused through the construction and application of a questionnaire to the Company. The questionnaire is composed of both quantitative and qualitative elements but to the scope of this research the analysis will rely on a more qualitative analysis, following the descriptive aim of the case study. The Questionnaire assesses the Company through the main frameworks that will be exploited within the research project and contain open questions as well, to elucidate the main interrogations. Besides the Questionnaire, Reports from Innovation Norway were of great relevance as a data source. Findings/Conclusions- Processes of change are laborious, nevertheless, worth it. That is the conclusion of the Company in analysis. IN succeeded as an innovative company because they have innovation as their routine, not a specific event. This becomes evident from the way the employees are motivated to share ideas and generate alternative solutions, to the language used in the company, focused on questioning the status quo. IN has proceeded to many structural changes recently but has accompanied those large steps by many small changes that constitute the basis for a solid process. Change is more likely to succeed when funded on specific drivers. Furthermore, communication to the whole company of the past achievements, present and future goals on a constant basis enables a smoother change process as it generates a sense of direction and also motivates employees to have a greater commitment. In order to excel, IN has targeted the world and benchmarked international organizations and at home, private enterprises in order to amaze its customers. IN is highly converging to ITC millennia challenges for TPOs although, improvements are constantly on the Company’s agenda.
Description: Classificação JEL: D23-Organizational Behavior, F130-International Trade Organizations; O310-Innovation
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/13557
Thesis identifier: 201557061
Designation: Mestrado em Gestão Internacional
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese Mestrado - Deborah Rezende PDF.pdf3.68 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.