Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13538
Autoria: Roza, Joana Correia Larroudé Trigo da
Orientação: Silva, Maria Gabriela
Almeida, João
Data: 20-Dez-2016
Título próprio: Attracting and retaining young talents: a case study about the trainees programme in the fast moving consumer goods sector, in Portugal
Referência bibliográfica: ROZA, Joana Correia Larroudé Trigo da - Attracting and retaining young talents: a case study about the trainees programme in the fast moving consumer goods sector, in Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13538>.
Palavras-chave: Employer brand
Psychological contract
Employees attraction
Retention
Imagem
Empresa
Estratégias de marketing
Recrutamento de pessoal
Estudo de casos
Resumo: This research deals with the influence of the Employer Brand (EB) on the Attraction and the Retention of the junior talents. It investigated the matches and gaps between: the company rhetoric and the practice, the reality and the perceptions of the respondents; and its influences in, a specific firm, CompanyX’s. A total of 17 applicants participated on this researcher, sharing their experience of the recruitment process and the perceptions about the CompanyX EB through personal interviews. The dissertation is based on a case study approach and the presented data is qualitative, driven from the interviews, thus content analyses was done with a gathering themes approach. Overall the CompanyX Employer Brand is designed in accordance with firm’s culture and values. However the desired brand image only matches the perceived brand image for the employees and mismatch the perceived image by members outside the firm. Thus EB potential is not being maximized, leading the company to loose potential talent. The results make valuable contributions to the company attraction and retention strategy. Proposing solutions, to improve CompanyX perceived image near the students and how the company can bring the Employer Brand to the recruitment process.
O presente estudo analisa a influência do Employer Branding (EB) na atração e na retenção talentos jovens na EmpresaX. As convergências e as divergências entre a retórica versus a prática da empresa e a realidade versus as perceções dos candidatos foram investigadas de modo a perceber como é que eles influenciam atração e a retenção da EmpresaX. Os dados foram recolhidos através dos testemunhos de 17 candidatos, 13 atuais trainees na EmpresaX e 4 que recusaram a proposta da mesma empresa. Esta dissertação segue a metodologia de um estudo de caso. Sendo os dados recolhidos qualitativos a análise de conteúdos será feita por categorias. No geral o Employer Branding da EmpresaX foi bem desenvolvido e é muito forte. A imagem que a empresa deseja passar enquanto entidade empregadora, é realmente a imagem percecionada pelos seus colaboradores, contudo esta difere da imagem percecionada pelo potenciais/futuros colaboradores. Em suma, o potencial do EB da empresa não está a ser aproveitado em pleno, o que pode levar a organização a perder candidatos ou a atrair menos candidaturas. Os resultados trouxeram contribuições valiosas à estratégia de atração e retenção da EmpresaX, propondo soluções que visão melhorar a imagem percecionada da empresa pelos estudantes da universidade e como é que a empresa pode levar a sua marca enquanto entidade empregadora para juntos dos seu alvo a recrutar.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Arbitragem científica: no
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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