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http://hdl.handle.net/10071/13522
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMendonça, Sandro-
dc.contributor.advisorMicaelo, Ana-
dc.contributor.authorCruz, Andreia Filipa Ferreira-
dc.date.accessioned2017-05-23T14:37:52Z-
dc.date.available2017-05-23T14:37:52Z-
dc.date.issued2016-12-16-
dc.date.submitted2016-10-
dc.identifier.citationCRUZ, Andreia Filipa Ferreira - Marcas como indicador de comercialização de novos produtos: aplicação na "Banca Sombra" portuguesa [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13522>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/13522-
dc.descriptionJEL code: G23; O30; L80; G01por
dc.description.abstractApós a crise financeira de 2007, o sistema bancário “sombra” é um tema cada vez mais relevante na literatura económica contemporânea. A origem desta crise é atribuída à evolução do sistema nos últimos anos, tanto a nível institucional como do comportamento estratégico dos agentes. A presente Dissertação visa estudar a evolução dos pedidos de registo de marcas como indicador de comercialização de produto por operadores financeiros que pertencem à “banca sombra”. O estudo incide sobre 25 empresas financeiras de crédito que atuam em território português e oferecem produtos de crédito ao consumo. A recolha de informação pretendeu criar duas bases de dados complementares: pedidos de registo de marcas comerciais e reclamações de clientes sobre contratos de crédito ao consumo. A interpretação dos dados recolhidos foi essencial para mapear as vertentes da oferta e da procura de crédito ao consumo em Portugal. A utilização de pedidos de marcas registadas foi um indicador que se revelou útil para a nossa análise. Foi também adicionada informação sobre a regulação do sistema pelo Banco de Portugal. A análise de pedidos de registo de marcas por comparação a reclamações de clientes por si só não consegue indicar a existência de relação entre as duas variáveis, embora surjam indícios de ligação entre as duas variáveis. Dadas as limitações da análise não nos é permitido concluir que existe correlação entre a oferta (pedidos de registo de marcas comerciais) e a procura (reclamações de consumidores).por
dc.description.abstractAfter the financial crisis of 2007, the "shadow" banking system became an increasingly important issue in contemporary economic literature. The origin of this crisis is attributed to the evolution of the system in recent years, regarding both institutional and strategic behavior of agents. This Dissertation aims to study the evolution of applications for trademark registration as product marketing indicator for financial operators that belong to the "shadow banking". The study focuses on 25 financial credit companies operating in Portuguese territory which offer consumer credit products. The information collection intended to create two complementary databases: application of trademarks and customer complaints about consumer credit contracts. The collected data interpretation was essential to map the dimensions of supply and demand for consumer credit in Portugal. Trademark application has confirmed to be a useful indicator for our analysis. Information about the system’s regulation and supervision by the Bank of Portugal was also added. The analysis of trademarks’ applications related to customer complaints cannot indicate the existence of correlation between both variables, although arise binding indications between the two variables. Given the limitations of this analysis, we are not allowed to conclude that there is a positive correlation between supply (trademarks applications) and demand (consumer complaints).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectSistema bancáriopor
dc.subjectBancapor
dc.subjectCrise financeirapor
dc.subjectMarcapor
dc.subjectCrédito ao consumopor
dc.subjectShadow bankingpor
dc.subjectInnovationpor
dc.subjectTrademarkspor
dc.subjectConsumer creditpor
dc.titleMarcas como indicador de comercialização de novos produtos: aplicação na "Banca Sombra" portuguesapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201533081por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Economia da Empresa e da Concorrênciapor
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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