Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/13472
Autoria: | Ramos, Mariana Ribeiro |
Orientação: | Jerónimo, Carlos |
Data: | 29-Set-2016 |
Título próprio: | Management consulting business models: a perspective of sustainability |
Referência bibliográfica: | RAMOS, Mariana Ribeiro - Management consulting business models: a perspective of sustainability [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13472>. |
Palavras-chave: | Business model Management consulting Efficiency competitive advantage Gestão internacional Modelos de negócio Vantagem competitiva |
Resumo: | In a world characterised by distorted information, Management Consulting is one of the fastest growing activities that has been questioned since its first appearance. Doubts have been floating around the limits of the industry, the role and utility of its practitioners and the consequent implicit value added to clients’ firms.
The main of objective of the dissertation is hence to investigate consulting companies’ business models to understand the way they operate and how they contribute to attain a sustainable competitive advantage in the industries where they are present, by collecting personal testimonies, through the realisation of interviews in 2015, from top consultants from eight consulting firms.
The findings suggest that all participants’ organisations present a unique combination of interrelated mechanisms and approaches, towards organisational structure, clients, consultants and projects, which demonstrates their preoccupation to maintain and augment a sustained superior performance. Num mundo caracterizado por informação assimétrica, a Consultoria de Gestão é uma das actividades de maior crescimento, que tem sido questionada desde o seu aparecimento. As dúvidas que foram surgindo respeitam essencialmente aos limites da indústria, da função e da utilidade dos seus praticantes, e da mais-valia proporcionada às empresas clientes. O principal objectivo da dissertação é, portanto, investigar os modelos de negócio das empresas de consultoria, para compreender a sua forma de operar e como é que a mesma lhes proporciona vantagem competitiva sustentável nas indústrias onde atuam. Para o efeito, é efectuada a recolha de testemunhos pessoais, através da realização de entrevistas em 2015, de consultores de topo de oito empresas de consultoria. As descobertas do estudo sugerem que as organizações de todos os participantes apresentam uma combinação única de mecanismos e abordagens inter-relacionados, nomeadamente no que diz respeito à estrutura organizacional, aos clientes, aos consultores e respectivos projectos, o que demonstra sua preocupação em manter e aumentar um desempenho superior sustentado. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão Internacional |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE RECENTE5-mariana.pdf Restricted Access | 2,11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.