Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13413
Autoria: Soares, Catarina Pereira
Orientação: Fernandes, Alexandra
Data: 14-Dez-2016
Título próprio: Communication strategies applied to a financial institution
Referência bibliográfica: SOARES, Catarina Pereira - Communication strategies applied to a financial institution [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13413>.
Palavras-chave: Communication
Social Interactions
Employees
Organization
Gestão de empresas
Comunicação empresarial
Interação social
Relações do trabalho
Resumo: This Master Project aims to approach Communication and confirm its importance on a business context. Being such an essential and dynamic piece of the information mechanism, Communication contributes immensely to reinforcing social interactions that positively impact behaviors and general outcomes. This study will contemplate a global financial institution and how communication impact a regular business day, employees and in the end, the whole organization. It was determinant to analyze the influence of communication on group cohesion, leader-operational relationships and individual satisfaction. The process of analysis was carried out through individual interviews within a selected team. Throughout the process, Communication was in fact, highlighted as a crucial indispensable tool. Deepened was the understanding of the subject as an interesting but at the same time, quite complex process of transmitting information. The possible general assumption of this mechanism as almost automatic, generates further complications. Thus, its importance and awareness are to be recognized as communication is present in every single day of our lives, from our very first breath till the last.
Este Projecto de Mestrado tem como objetivo abordar a Comunicação, de modo a comprovar a sua importância quando aplicada num contexto empresarial. Sendo um factor fundamental e dinâmico no processo de transmissão da informação, a Comunicação, contribui para fortalecer as interações sociais. Estas por sua vez, influenciam de uma maneira bastante positiva os comportamentos das pessoas e os resultados da organização. Este estudo contempla uma instituição financeira de caracter global na qual é analisada a influência da Comunicação no dia-a-dia, nos trabalhadores e por último, na organização. Assim, foram realizadas entrevistas individuais a uma equipa previamente selecionada cujos tópicos de análise pressuponham o impacto da Comunicação em contexto de grupo (coesão), nas relações de trabalhador -membro da liderança e satisfação pessoal. Ao longo deste processo de análise, a Comunicação foi reconhecida como uma ferramenta extremamente crucial e indispensável. Foi também aprofundada a versatilidade da Comunicação pois sendo um tema interessante, é também um processo de transmissão de informação, complexo. De notar que se se verificar a tendência para assumir a Comunicação como um processo quase automático, as implicações pejorativas são claramente notáveis. Assim, a sua importância e consciencialização devem ser reconhecidas uma vez que a Comunicação se encontra presente todos os dias das nossas vidas, desde o primeiro momento até ao último.
Designação do grau: Mestrado em Gestão Internacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Communication Strategies Applied to a Financial Institution 2.pdf
  Restricted Access
726,68 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.