Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/13413
Autoria: | Soares, Catarina Pereira |
Orientação: | Fernandes, Alexandra |
Data: | 14-Dez-2016 |
Título próprio: | Communication strategies applied to a financial institution |
Referência bibliográfica: | SOARES, Catarina Pereira - Communication strategies applied to a financial institution [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13413>. |
Palavras-chave: | Communication Social Interactions Employees Organization Gestão de empresas Comunicação empresarial Interação social Relações do trabalho |
Resumo: | This Master Project aims to approach Communication and confirm its importance on a
business context. Being such an essential and dynamic piece of the information mechanism,
Communication contributes immensely to reinforcing social interactions that positively
impact behaviors and general outcomes. This study will contemplate a global financial
institution and how communication impact a regular business day, employees and in the end,
the whole organization. It was determinant to analyze the influence of communication on
group cohesion, leader-operational relationships and individual satisfaction. The process of
analysis was carried out through individual interviews within a selected team. Throughout the
process, Communication was in fact, highlighted as a crucial indispensable tool. Deepened
was the understanding of the subject as an interesting but at the same time, quite complex
process of transmitting information. The possible general assumption of this mechanism as
almost automatic, generates further complications. Thus, its importance and awareness are to
be recognized as communication is present in every single day of our lives, from our very first
breath till the last. Este Projecto de Mestrado tem como objetivo abordar a Comunicação, de modo a comprovar a sua importância quando aplicada num contexto empresarial. Sendo um factor fundamental e dinâmico no processo de transmissão da informação, a Comunicação, contribui para fortalecer as interações sociais. Estas por sua vez, influenciam de uma maneira bastante positiva os comportamentos das pessoas e os resultados da organização. Este estudo contempla uma instituição financeira de caracter global na qual é analisada a influência da Comunicação no dia-a-dia, nos trabalhadores e por último, na organização. Assim, foram realizadas entrevistas individuais a uma equipa previamente selecionada cujos tópicos de análise pressuponham o impacto da Comunicação em contexto de grupo (coesão), nas relações de trabalhador -membro da liderança e satisfação pessoal. Ao longo deste processo de análise, a Comunicação foi reconhecida como uma ferramenta extremamente crucial e indispensável. Foi também aprofundada a versatilidade da Comunicação pois sendo um tema interessante, é também um processo de transmissão de informação, complexo. De notar que se se verificar a tendência para assumir a Comunicação como um processo quase automático, as implicações pejorativas são claramente notáveis. Assim, a sua importância e consciencialização devem ser reconhecidas uma vez que a Comunicação se encontra presente todos os dias das nossas vidas, desde o primeiro momento até ao último. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão Internacional |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Communication Strategies Applied to a Financial Institution 2.pdf Restricted Access | 726,68 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.