Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1337
Autoria: Mata, Carlos Manuel Severino da
Orientação: Rodrigues, José Azevedo
Data: 2007
Título próprio: Práticas de controlo de gestão nas cooperativas de consumo
Referência bibliográfica: MATA, Carlos Manuel Severino da - Práticas de controlo de gestão nas cooperativas de consumo [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2007. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1337>.
Palavras-chave: Sistemas de custeio
Controlo de gestão
Cooperativas de consumo
Gestão do desempenho
Cost systems
Management control
Consumer’s cooperatives
Performance management
Resumo: A turbulência actual do mundo dos negócios exige indicadores de medição e divulgação do desempenho das organizações com fins lucrativos ou não lucrativos. As cooperativas de consumo, enquanto organizações sem fins lucrativos, apresentam-se como objecto de estudo privilegiado, dada a escassez de estudos sobre a gestão das mesmas, em Portugal. Assim, o nosso objectivo é o de contribuir para um melhor conhecimento dos indicadores chave de desempenho usados para a tomada de decisão nessas organizações. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de inquérito por questionário a uma amostra de 160 cooperativas de consumo activas. Obtivemos 54 respostas (33,8 %). Os resultados obtidos permitem-nos tipificar estas organizações como: de pequena dimensão, com um estabelecimento; uma longevidade superior a 20 anos; orientadas para o mercado local; empregando recursos humanos pouco qualificados ou não qualificados. Estas, estão inseridas em redes de compras em grupo. As decisões são tomadas com base em elementos contabilísticos, uma vez que é a única informação estruturada. Logo, como principal contributo, este estudo aponta para a necessidade de implementar sistemas de informação de gestão, com múltiplos indicadores de desempenho.
Today’s turbulence in the business requires that both profit and non-profit organizations use indicators that measure and report performance. Considering that consumer’s cooperatives, as non-profit organizations, have been the object of little research in Portugal, in this study our aim was to describe the key performance indicators used by them in order to contribute to a better understanding of the decision making process. To achieve our goal we used a questionnaire with a check-list of multiple performance indicators. This questionnaire was applied to a sample of 160 consumer’s cooperatives running. The total number of responses was 54 (33,8 %). Results underline that most of consumer’s cooperatives are small and local organizations with a single store. They have a have seniority of more than 20 years. Their workforce is poorly or unqualified. They operate in purchase networks. Their main source of information is financial accounting, being their information systems on of their weakness. Thus, it appears to us that it is important to implement management information systems that are more effective, that will enable them to have access to the necessary performance indicators.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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