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http://hdl.handle.net/10071/13228
Autoria: | Sebastião, J. Campos, J. Merlini, S. |
Data: | 2012 |
Título próprio: | As duas margens do rio: contrastes urbanos e regulação da violência na escola |
Volume: | 14 |
Número: | 1 |
Paginação: | 127-164 |
ISSN: | 2317-1456 |
Palavras-chave: | Violência Organização escolar Lógicas de ação |
Resumo: | O objeto deste artigo é analisar as respostas da escola ao fenômeno da violência em meio escolar e qual a influência das características dos contextos urbanos nesse processo. A identificação de escolas situadas em contextos urbanos fortemente degradados e com elevada conflitualidade e desigualdade social, mas que apresentavam níveis reduzidos de violência no seu interior e, inversamente, escolas com uma frequência elevada de ocorrências que se situavam em contextos urbanos mais estruturados e maioritariamente de classe média, levou-nos a questionar as concepções largamente aceitas e difundidas sobre o aparente contágio de conflitualidade em escolas situadas em meios sociais desfavorecidos. As evidências encontradas na análise dessa relação entre as escolas e o contexto social local permitiram-nos refutar o determinismo das características do meio social sobre as escolas, bem como a consequente incapacidade dessas na regulação e prevenção da violência. O centramento da pesquisa na dimensão organizacional, em concreto nas estratégias definidas e desenvolvidas pelas escolas no combate ao problema da violência, permitiu-nos compreender e demonstrar que as orientações, as práticas e os processos organizacionais têm um papel decisivo na pacificação dos quotidianos escolares. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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As duas margens do rio- contrastes urbanos e regulação da violência - Interseções RJ.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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