Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13221
Autoria: André, Susana Isabel Franco
Orientação: Pinto, Paulo Tormenta
Neves, José
Data: 21-Nov-2016
Título próprio: Arquitetura e ilustração - diálogo de duas partes na obra de Madelon Vriesendorp. A cidade, o Porto e a arte : residência artística em Sines
Referência bibliográfica: ANDRÉ, Susana Isabel Franco - Arquitetura e ilustração - diálogo de duas partes na obra de Madelon Vriesendorp. A cidade, o Porto e a arte : residência artística em Sines [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13221>.
Palavras-chave: Arquitetura
Ilustração
Arte
Cidade
Residência
Illustration
Architecture
Madelon Vriesendorp
Representation codes
Resumo: Madelon Vriesendorp, esposa de Rem Koolhaas, foi a autora da maior parte das marcantes ilustrações que fazem parte integrante e indissociável da obra seminal deste arquiteto, Delirious New York (1978), especialmente a ilustração que lhe serviu de capa na sua 1ª edição. Até meados dos anos 1990, Madelon continuaria a colaborar com o OMA, da qual foi cofundadora, ilustrando vários projetos do ateliê para a sua apresentação a concursos e clientes. Com efeito, a obra desta artista holandesa é um exemplo completo das virtuosidades e potencialidades da ilustração no âmbito da arquitetura, nomeadamente a capacidade que tem de informar os mais diversos tipos de trabalhos arquitetónicos, sejam de puro texto teórico, sejam de projeto prático. Todavia, apesar de muitos ensaios sobre o papel do desenho na arquitetura, pouco pensamento existe sobre a relação entre a Arquitetura e a Ilustração. Assim, partindo da constatação desta lacuna, a presente dissertação propõe-se dar um contributo pioneiro para uma reflexão sobre as relações entre estas duas artes. Esse exercício será realizado através de uma análise à simbologia e aos códigos de representação gráfica da obra de Madelon Vriesendorp, informada em especial pela nossa conversa e visita ao seu apartamento-estúdio em Londres, e com destaque para as suas ilustrações no âmbito dos trabalhos de arquitetura teóricos e práticos do OMA como exemplo paradigmático da proficuidade dessa relação.
Madelon Vriesendorp, wife of Rem Koolhaas, is the author of most of the striking illustrations which are an integrant, indissociable part of the architect’s seminal text, Delirious New York (1978), especially the illustration which was the cover of its 1st edition. Until the mid-1990s, Madelon would collaborate with OMA, of which she was co-founder, by illustrating several of the studio’s projects for their presentation to competitions and clients. Indeed, the work of the Dutch artist is a thorough example of the virtuosities and potentialities of illustration in the field of architecture, namely its capacity to inform the most diverse types of architectural works, either pure theoretical texts or practical design projects. However, despite many essays on the role of drawing in architecture, there is little thought about the relationship between Architecture and Illustration. Thus, from the realisation of this gap, this dissertation aims to give a pioneer contribute to a reflection on the relationship between these two forms of art. This exercise will be carried out through an analysis of the symbology and codes of graphical representation in the work of Madelon Vriesendorp, particularly informed by our conversation and our visit to her apartment-studio in London, and with special attention to her illustrations for the purpose of OMA’s theoretical and practical architecture works, as a paradigmatic example of the fruitfulness of that relationship.
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.