Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/13220
acessibilidade
Title: Análise e definição da estratégia de uma empresa de mediação de seguros
Authors: Costa, Daniel Duarte
Orientador: Falcão, Pedro Fontes
Keywords: Gestão estratégica
Empresa familiar
Companhia de seguros
Business model canvas
Strategy
Insurance brokerage
Family businesses
Issue Date: 28-Nov-2016
Citation: COSTA, Daniel Duarte - Análise e definição da estratégia de uma empresa de mediação de seguros [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13220>.
Abstract: A presente tese tem como principal foco a análise e definição da estratégia de uma empresa de mediação de seguros. Trata-se de uma empresa familiar, com mais de 30 anos de história, que teve num passado recente uma alteração na sua liderança. Esta dissertação tem para além da análise teórica uma forte componente de implementação prática. Destaca-se a utilização da ferramenta Business Model Canvas para a estruturação do modelo de negócio da empresa, oferecendo desta forma uma análise mais prática, objetiva e até mesmo visual. Do ponto de vista teórico, é apresentado um conjunto de análises dos diversos conceitos chaves utilizados para a elaboração desta dissertação. A estruturação de um plano de operações, que resultou de uma análise interna e externa da empresa, aliada às projeções financeiras, conferem ao plano a consistência necessária para ser aplicado na prática pela nova gerência da empresa. Possibilitando, assim, também a monitorização do cumprimento da aplicação do plano de operações ao longo de 5 anos (entre 2016 a 2020). Por fim, a conclusão de que a implementação deste plano de operações possibilitará à empresa ser viável e continuar a crescer a consolidar a sua presença no mercado.
This thesis has as its main focus the analysis and definition of the strategy of an insurance brokerage company. The analysed company, it is a family business with over 30 years of history, which had in the recent past a change in its leadership. This thesis has in addition to the theoretical analysis a strong component of practical implementation. It stands out the use of the Business Model Canvas tool for the structuring the company’s business model, offering in this way a more practical, objective and even visual analysis. From the theoretical point of view, it presents a set of analyses of several key concepts used in the elaboration of this dissertation. The structuring of an operations plan, which resulted from an internal and external analysis of the company, combined with financial projections, giving to this plan the consistency needed to be applied by the new company leadership. Enabling, thus, also the monitoring of compliance with the implementation of the operational plan over 5 years (between 2016-2020). Lastly, the conclusion that the implementation of this operational plan will allow the company to be viable and continue to grow to consolidate its presence in the market.
Description: JEL Classification System: M10 – Geral (Gestão de Empresas) G24 – Mediação (Serviços Financeiros)
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/13220
Thesis identifier: 201554259
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese_Daniel Costa.pdf2.19 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.