Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13141
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, C.-
dc.contributor.authorMachado, M.-
dc.date.accessioned2017-04-27T08:54:51Z-
dc.date.available2017-04-27T08:54:51Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationNunes, C. & Machado, M. (2011). O Balanced Scorecard na hotelaria e turismo. Tourism and Management Studies. 1, 722-733en_US
dc.identifier.issn2182-8458-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/13141-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objectivo contribuir para o conhecimento sobre o Balanced Scorecard e a avaliação de desempenho na hotelaria e no turismo. Como objectivos mais específicos podem-se definir os seguintes: analisar se existem diferenças significativas entre o que a teoria define como sistemas de avaliação do desempenho adequados para este sector, e os métodos efectivamente utilizados pelos hotéis; identificar contradições entre os estudos empíricos já realizados, as quais justificam nova investigação. Para tal, foi realizada uma revisão da teoria sobre os sistemas de avaliação do desempenho e uma revisão de estudos empíricos que reportam quais os métodos utilizados pelos hotéis e empresas turísticas. Concluímos que existe uma divergência entre o que a teoria considera métodos de avaliação do desempenho adequados e os efectivamente utilizados pelos hotéis. Esta divergência manifesta-se em dois factores: baixa taxa de utilização do BSC e a adaptação do modelo aos objectivos particulares de cada hotel. Podemos também concluir que os estudos empíricos revistos apresentam contradições entre si, nomeadamente sobre: a existência de uma associação entre a satisfação dos trabalhadores e a satisfação dos clientes; a existência de uma associação entre a performance dos hotéis e o facto de pertencerem ou não a cadeias hoteleiras.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade do Algarve-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBalanced Scorecardpor
dc.subjectAvaliação de desempenhopor
dc.subjectHotelariapor
dc.subjectTurismopor
dc.titleO Balanced Scorecard na hotelaria e turismopor
dc.typearticle-
dc.pagination722 - 733-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.journalTourism and Management Studies-
dc.distributionInternacionalpor
dc.number1-
degois.publication.firstPage722-
degois.publication.lastPage733-
degois.publication.issue1-
degois.publication.titleO Balanced Scorecard na hotelaria e turismopor
dc.date.updated2022-03-08T19:13:04Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-505-
Aparece nas coleções:BRU-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_505.pdfVersão Editora313,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.