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http://hdl.handle.net/10071/13141
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNunes, C.-
dc.contributor.authorMachado, M.-
dc.date.accessioned2017-04-27T08:54:51Z-
dc.date.available2017-04-27T08:54:51Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationNunes, C. & Machado, M. (2011). O Balanced Scorecard na hotelaria e turismo. Tourism and Management Studies. 1, 722-733en_US
dc.identifier.issn2182-8458por
dc.identifier.urihttp://tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/238-
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-505-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/13141-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objectivo contribuir para o conhecimento sobre o Balanced Scorecard e a avaliação de desempenho na hotelaria e no turismo. Como objectivos mais específicos podem-se definir os seguintes: analisar se existem diferenças significativas entre o que a teoria define como sistemas de avaliação do desempenho adequados para este sector, e os métodos efectivamente utilizados pelos hotéis; identificar contradições entre os estudos empíricos já realizados, as quais justificam nova investigação. Para tal, foi realizada uma revisão da teoria sobre os sistemas de avaliação do desempenho e uma revisão de estudos empíricos que reportam quais os métodos utilizados pelos hotéis e empresas turísticas. Concluímos que existe uma divergência entre o que a teoria considera métodos de avaliação do desempenho adequados e os efectivamente utilizados pelos hotéis. Esta divergência manifesta-se em dois factores: baixa taxa de utilização do BSC e a adaptação do modelo aos objectivos particulares de cada hotel. Podemos também concluir que os estudos empíricos revistos apresentam contradições entre si, nomeadamente sobre: a existência de uma associação entre a satisfação dos trabalhadores e a satisfação dos clientes; a existência de uma associação entre a performance dos hotéis e o facto de pertencerem ou não a cadeias hoteleiras.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUAlgpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBalanced scorecardpor
dc.subjectAvaliação de desempenhopor
dc.subjectHotelariapor
dc.subjectTurismopor
dc.titleO Balanced Scorecard na hotelaria e turismopor
dc.typearticleen_US
dc.pagination722-733por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyespor
dc.journalTourism and Management Studiespor
dc.distributionInternacionalpor
dc.number1por
degois.publication.firstPage722por
degois.publication.lastPage733por
degois.publication.issue1por
degois.publication.titleTourism and Management Studiespor
dc.date.updated2017-04-27T08:54:26Z-
Appears in Collections:BRU-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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