Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13044
Autoria: Tinoco, Ana Carla Pereira da Silva
Orientação: Nascimento, Generosa do
Baião, Elsa
Data: 23-Nov-2016
Título próprio: Novas tendências na gestão da formação: redesign da formação num centro hospitalar
Referência bibliográfica: TINOCO, Ana Carla Pereira da Silva - Novas tendências na gestão da formação: redesign da formação num centro hospitalar [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13044>.
Palavras-chave: Formação profissional
Competências
Gestão estratégica
Capital humano
Boas práticas
Estabelecimento hospitalar
Training and development
Competencies
Training academy
Training need analysis
Training plan
Training evaluation
Resumo: No atual contexto em que as organizações necessitam de se adaptar à constante mudança, as estratégias de formação e desenvolvimento assumem uma importância crescente enquanto ferramentas que permitem a criação, a partilha e a renovação do conhecimento. O Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, EPE, organização em que se desenvolveu o presente projeto, pretende posicionar o seu processo de formação numa nova perspetiva, assente na gestão de competências e no paradigma da gestão estratégica de pessoas, afastando-o da lógica tradicional de oferta de cursos. Neste pressuposto, o projeto procurou sustentar-se nas tendências recentes da literatura sobre a formação, tendo recorrido ao método de estudo de caso e a técnicas de recolha de informação assentes na análise documental e nas entrevistas semiestruturadas. Além da caracterização do ciclo de gestão da formação da organização em estudo, procedeu-se também à análise comparativa com duas instituições nacionais do setor e à identificação de boas práticas em alguns hospitais de referência internacionais. Em resultado desta análise de organizações nacionais e internacionais, elaborou-se uma proposta de redesign da formação profissional, nomeadamente através da criação de uma Academia de Formação, estrutura assente num modelo de competências e agregadora das diversas modalidades de formação existentes no Hospital. O projeto incluiu ainda a proposta de introdução de alterações em duas das fases do ciclo de formação: o levantamento de necessidades e a avaliação. As principais mais-valias deste trabalho associam-se a um melhor alinhamento da formação com a estratégia da organização, aos contributos que fornece para a realização do mapeamento de competências fundamentais, técnicas e de gestão/liderança dos colaboradores, bem como para uma melhor articulação da formação com o sistema de avaliação de desempenho. Em suma, o projeto desenvolvido contribui para a implementação de um modelo integrado de gestão estratégica de pessoas.
In the current context, organizations need to adapt to constant change. Thus, training and development strategies are increasingly important tools, as they allow the creation, sharing and renewal of knowledge. Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, EPE, the organization in which this project was developed, aims at reframing the training process in a new perspective, based on competency management and on the strategic management of people paradigm, moving away from the traditional logic of offering courses. Thus, the project sought to sustain the recent trends in the literature about training and development, having used the case-study method and information collection techniques based on document analysis and semi-structured interviews. Besides the characterization of the organization's training management cycle, the study also proceeded to the comparative analysis with two national institutions of the health sector and aimed to identify best practices implemented in some international reference hospitals. As a result of this national and international organizations’ analysis, a proposal for a redesign of the training process was planned, through the establishment of a Training Academy based on a competency model and aiming at aggregating the various training typologies coexisting in the Hospital. The project also included more detailed improvement proposals concerning two training cycle management phases: needs assessment and evaluation. The main assets of this work are a better alignment of training with the organization's strategy, the input it provides to the mapping of key, technical and management/leadership skills of employees, as well as to a better linkage between training and the performance evaluation system. In short, the project contributes to the implementation of an integrated model of strategic management of people.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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