Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/13033
Autoria: | Gonçalves, Marta Maria Belo Tomás |
Orientação: | Alturas, Bráulio |
Data: | 2016 |
Título próprio: | Utilização das redes sociais online para promoção de serviços: o caso dos ginásios em Portugal |
Referência bibliográfica: | GONÇALVES, Marta Maria Belo Tomás - Utilização das redes sociais online para promoção de serviços: o caso dos ginásios em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13033>. |
Palavras-chave: | Informática aplicada Sociedade da informação Rede social Divulgação Marketing de serviços Desporto Redes Sociais Online, Formas de Comunicação Formas de divulgação Online social networking Forms of communication Forms of divulgation |
Resumo: | Atualmente, as Redes Sociais Online são, a nível tecnológico, uma das mais
importantes formas de comunicação, e são um dos formatos mais modernos de
relacionamento entre as organizações e os seus colaboradores, assim como uma das
formas mais ativas das organizações chegarem aos seus clientes.
A Rede Social Online Facebook reúne aproximadamente mil milhões de utilizadores
em todo o mundo, segundo dados da própria organização, e em Portugal, é o Web Site
com maior número de páginas visitadas por mês.
Sendo assim, o principal objetivo desta pesquisa, consiste em analisar a forma como
os ginásios (irá estudar-se várias páginas de ginásios), se comportam no uso das Redes
Sociais Online, principalmente o Facebook, para comunicação entre si e os seus
colaboradores, e com os atuais e potenciais sócios.
Um outro objetivo da pesquisa, foi verificar até que ponto a divulgação dos ginásios
e seus serviços, entre os seus sócios está a ser eficiente ou não, e até que ponto quem
visita a página é ou não influenciado pelo seu conteúdo, para aderir às atividades do
ginásio.
Verificou-se nos ginásios escolhidos, quais as Redes Sociais Online utilizadas para
além do Facebook, para se ver quais as diferenças, e qual a que está a ser melhor
utilizada.
A estratégia metodológica passou pela aplicação de um questionário Online aos
utilizadores das páginas dos ginásios no Facebook, assim como verificação Online
dessas mesmas páginas.
Como resultado verificou-se, até que ponto os ginásios conseguem através das
páginas do Facebook chegar ao maior número de pessoas, e como estes fazem uso da
informação que obtêm desta Rede Social. Nowadays, social networks are, in a technological level, one of the most important forms of communication, and are one of the most modern formats of connexion between companies and their employees, as well, as a more ative form of the companies to reach their customers. The social network Facebook meets approximately one billion users worldwide, according to the organization itself, and in Portugal, is the Web Site with the highest number of page views per month. Therefore, the main objective of this research consists in analyse how the gyms (will be studied several pages of gyms), behave in the use of social networks, especially Facebook, to communicate between themselves and their employees and with current and potential members. Another objective of the research was to determine to what extent the disclosure of gymnasiums and its services among its members is being effective or not, and how far it those visiting the page is whether or not influenced by its content, to join the ativities Gym. It was verified in the chosen Gyms, which Online Social Networks has been used beyond Facebook, to see the differences, and what is being better used. The methodological strategy was the the implementation of an online questionnaire to users of the pages of the gyms on Facebook, as well as online check these same pages. As a result it was found as a result, the extent to which Gyms can through the Facebook pages of reach as many people as possible, and how they make use of the information obtained in this social network. |
Designação do grau: | Mestrado em Informática Aplicada à Sociedade da Informação e do Conhecimento |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_DCTI_2015 - Marta Gonçalves, nº 68180.pdf Restricted Access | 4,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.