Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/12864
acessibilidade
Title: Constrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso educativo das pessoas ciganas em Portugal
Other Titles: Facteurs clés pour la continuité et la réussite scolaire des Ciganos au Portugal
Key factors for continuity and educational success of ciganos in Portugal
Authors: Magano, O.
Mendes, M. M.
Keywords: Ciganos
Educação
Políticas públicas
Desigualdades sociais
Áreas metropolitanas
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade do Minho
Abstract: Neste artigo analisa-se o impacto de algumas políticas públicas sobre as trajetórias escolares das pessoas ciganas, em situação de vulnerabilidade social e residentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Através de uma pesquisa qualitativa fora evidenciados alguns dos fatores chave que permitem compreender a continuidade escolar e sucesso educativo de pessoas ciganas, bem como alguns processos de (re)configuração identitária associados a estes percursos. A continuidade das trajetórias interliga-se com as políticas e programas públicos, mas também com outros fatores explicativos inerentes ao indivíduo ao tipo de apoio do seu grupo familiar, à presença de figuras de referência, à importância dos pares e fatores institucionais ínsitos ao funcionamento da escola pública.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12864
DOI: 10.4000/configuracoes.3546
ISSN: 1646-5075
Ciência-IUL: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-31531
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
configuracoes_3546_artigo.pdfVersão Editora232.18 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.