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http://hdl.handle.net/10071/12864| Autoria: | Magano, O. Mendes, M. M. |
| Data: | 2016 |
| Título próprio: | Constrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso educativo das pessoas ciganas em Portugal |
| Número: | 18 |
| Paginação: | 8 - 26 |
| ISSN: | 1646-5075 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.4000/configuracoes.3546 |
| Palavras-chave: | Ciganos Educação Políticas públicas Desigualdades sociais Áreas metropolitanas |
| Resumo: | Neste artigo analisa-se o impacto de algumas políticas públicas sobre as trajetórias escolares das pessoas ciganas, em situação de vulnerabilidade social e residentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Através de uma pesquisa qualitativa fora evidenciados alguns dos fatores chave que permitem compreender a continuidade escolar e sucesso educativo de pessoas ciganas, bem como alguns processos de (re)configuração identitária associados a estes percursos. A continuidade das trajetórias interliga-se com as políticas e programas públicos, mas também com outros fatores explicativos inerentes ao indivíduo ao tipo de apoio do seu grupo familiar, à presença de figuras de referência, à importância dos pares e fatores institucionais ínsitos ao funcionamento da escola pública. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| configuracoes_3546_artigo.pdf | Versão Editora | 232,18 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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