Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12816
Autoria: Paulo, João António Carvalho
Orientação: Abrantes, Pedro António da Silva
Data: 24-Nov-2016
Título próprio: A escola sem fios: o flipped learning no ensino da Prótese Dentária
Referência bibliográfica: PAULO, João António Carvalho - A escola sem fios: o flipped learning no ensino da Prótese Dentária [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12816>.
Palavras-chave: Sociologia da educação
Internet
Métodos de ensino
Ensino superior
Medicina dentária
Estudo de casos
Flipped learning
B-Learning
Prostodonthics
Video demonstration
Resumo: Palavras-chave: flipped learning, b-learning, prótese dentária, demonstração vídeo. No início deste século, O sistema educativo vive momentos de incerteza, preocupação e desafio face ao futuro. A adaptação a uma nova realidade imposta pelas novas tecnologias da comunicação e informação é uma necessidade premente. Com este panorama bem presente foi idealizado este projeto, cujo objetivo foi a introdução de um modelo flipped learning na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. O projeto é um estudo de caso em que a amostra foi constituída por duas Turmas da FMDUL, num total 31 alunos. A turma A foi o alvo do projeto. A turma B seguiu a metodologia tradicional, sendo portanto o grupo de controlo. As ferramentas de avaliação foram qualitativas (focus group, diário de bordo e observação participante) e quantitativas (inquérito por questão fechada). Foi ainda utilizada a análise documental de resultados académicos e da matéria sumariada. As conclusões deste estudo são em tudo coincidentes com a literatura, obtendo esta metodologia níveis superiores de colaboração e autoconfiança na sala de aula quando comparados com o grupo de controlo e libertando o docente das tarefas repetitivas de demonstração e exposição, passando este a ser um elemento orientador das aprendizagens. As demonstrações em vídeo foram consideradas muito vantajosas pelos alunos alvo do projeto, permitindo-lhes ver pormenores em detalhe, e rever passagens menos claras. Os resultados académicos foram também melhorados.
It is undeniable that over the last few decades societies have been subject to radical transformations, both deep and extremely fast. These transformations have been identified by several authors and are both cause and consequence of the “digital revolution” that is stirring up our societies. The project here presented has as its main objective the introduction of a flipped learning model in Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa (FMDUL), specifically in Prostodonthics course (LPD). With this learning/teaching method, students have video procedures and techniques available on the net, replacing the traditional live demonstration on the classroom by the teacher. A case study was accomplished, involving a sample of two classes of LPD’s second year students, a total of 31 subjects. The two classes were named turma A and turma B. The first group was the subject of the experiment, while the latter was the control group. To get a better and deeper insight of the results, both qualitative and quantitative methods were used, namely focus groups, participant observation, on-board diary, closed question inquiries (Likert-type scale), and documental analysis. The project conclusions are completely in line with the reviewed literature, attaining higher levels of collaboration in the classroom, and increasing student’s self-confidence. The students that were the target of the project reported great benefits from video demonstrations, for they were able to clearly see minute details, and repeat the viewing of the technique until the complete understanding of the procedures. The grades were also higher in this group (“turma A”).
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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