Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1274
Autoria: Melo, Cristina Monteiro de
Orientação: Almeida, Paulo Alexandre Pereira Alves de
Data: 2007
Título próprio: O impacto da formação profissional em alternância na motivação e nas expectativas dos jovens
Referência bibliográfica: MELO, Cristina Monteiro de - O impacto da formação profissional em alternância na motivação e nas expectativas dos jovens [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2007. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1274>.
Palavras-chave: Formação
Aprendizagem
Motivação
Empregabilidade
Resumo: A evolução das sociedades e o aparecimento da produção capitalista tornaram a educação e a formação profissional nas principais formas de preparação dos jovens para o mundo do trabalho. A Formação Profissional em Alternância, designada Sistema de Aprendizagem, tem assim um papel de destaque em qualquer sociedade. O tema deste estudo é, portanto, a formação profissional em alternância em Portugal e sua relação com o mercado de emprego, sendo também feita referência a dois casos de sucesso europeus – o caso alemão e o caso francês. A investigação realizada centrou-se na formação prática em contexto de trabalho (estágio), característica principal dos itinerários de formação do Sistema de Aprendizagem. O objectivo deste estudo é verificar se o facto de os formandos acederem a uma experiência formativa em contexto real de trabalho, tem impacto nas suas motivações e expectativas, especialmente no que se refere à sua empregabilidade, no final do curso. Para tal, foi objecto de análise o período de posto de trabalho, do 1º ano de uma turma do Sistema de Aprendizagem. Pretende-se perceber qual o impacto da formação prática em contexto de trabalho, no que respeita à inserção dos formandos na vida activa. A análise dos dados, recolhidos durante o trabalho de campo, permitiu constatar que neste caso o estágio realizado foi positivo, e todos os actores envolvidos sentiram melhorias ao nível da motivação dos formandos, assim como, expectativas mais elevadas por parte dos mesmos.
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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