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http://hdl.handle.net/10071/12735
acessibilidade
Title: A importância do facebook na escolha do candidato presidencial: eleições presidenciais portuguesas janeiro 2016
Authors: Lemos, Ana Marta Alexandre de
Orientador: Alturas, Bráulio
Keywords: Rede social
Voto
Campanha eleitoral
Presidente da República
Facebook
Vote decision
Presidential elections
Social media
Issue Date: Nov-2016
Citation: LEMOS, Ana Marta Alexandre de - A importância do facebook na escolha do candidato presidencial: eleições presidenciais portuguesas janeiro 2016 [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/ 12735 >.
Abstract: A contínua expansão das Tecnologias de Informação, nomeadamente as relacionadas com a comunicação e e a difusão dos computadores pessoais, tablets e smartphones ligados à Internet têm vindo a possibilitar uma profunda reformulação dos sistemas de divulgação de informação. Atualmente os políticos, nomeadamente os candidatos presidenciais, constatam que os internautas formam um conjunto muito diverso e alargado de eleitores, pelo que as Redes Sociais Online são cada vez mais, um meio privilegiado para a transmissão da informação política e para possibilitar um contato cada vez maior e mais direto com os seus eleitores. A nível mundial a Rede Social Online Facebook é cada vez mais utilizada, devido às suas potencialidades, pela classe política para interagir com o seu eleitorado por forma a conquistar e manter o seu apoio e influenciar a sua decisão de voto. A presente dissertação aborda o tema da utilização das Redes Sociais nas campanhas eleitorais e a sua influência nos resultados das eleições tendo sido escolhido como objeto de estudo as eleições presidenciais de 2016 em Portugal. O objectivo específico do projeto consistiu em analisar a forma como os candidatos presidenciais utilizaram as Redes Sociais Online, durante o período de campanha eleitoral para aferir o peso atribuído a estes media no marketing eleitoral utilizado. Em particular, procedeu-se à análise de conteúdo dos candidatos presidenciais nas Redes Sociais Online, mais especificamente no Facebook, que foi a mais utilizada, o que se justifica pelo fato de apresentar o maior número de utilizadores em Portugal. Adicionalmente, o Facebook, segundo dados da própria rede, já tinha mundialmente alcançado, em outubro de 2012, a marca de mil milhões de utilizadores, pelo que, uma em cada sete pessoas do planeta tinha um perfil criado nessa rede.
The continuous expansion of information technologies, particularly those related to communication and diffusion of personal computers, tablets and smartphones connected to the Internet has allowed a radical reformulation of the systems of information. Nowadays politicians namely presidential candidates acknowledge that the Internet is formed by a very diverse, broad set of voters, and therefore Online Social Networks are increasingly a privileged mean for transmiting political information and to mantain an increasing and more direct contact with their constituents. Worldwide Social Network Online Facebook is increasingly used due to their potential so that the politicians can interact with their constituents in order to gain and maintain their support and influence their voting decision. This dissertation addresses the issue of use of the Online Social Networks in election´s campaigns and their influence on the results of those elections having been chosen as object of this study the 2016´s presidential elections in Portugal. The specific objective of the project was to analyze how the presidential candidates used the Online Social Networks during the campaign´s election, to measure the weight given to these media in the electoral marketing. In particular, the author proceeded to the content analysis of the presidential candidates in Online Social Networks, specifically on Facebook, that was the most used which is justified by the fact of having the largest number of users in Portugal. Futhermore Facebook, according to data from the same network, had already worldwide achieved in October of 2012, the milestone of one billion of users, that is, one in each seven people on the planet had a profile created on that network.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12735
Thesis identifier: 201541653
Designation: Mestrado em Informática Aplicada à Sociedade da Informação e do Conhecimento
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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