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http://hdl.handle.net/10071/12664
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Title: Avaliação externa das aprendizagens e desigualdades educativas: estudo de caso numa escola da Grande Lisboa
Authors: Campos, Adriana Albuquerque de Oliveira
Orientador: Seabra, Teresa
Roldão, Cristina
Keywords: Ensino básico
Avaliação da educação
Aprendizagem
Desigualdade social
High-stakes testing
Social inequalities
National tests
School selectivity
Issue Date: 20-Dec-2016
Citation: CAMPOS, Adriana Albuquerque de Oliveira - Avaliação externa das aprendizagens e desigualdades educativas: estudo de caso numa escola da Grande Lisboa [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12664>.
Abstract: Apresentamos neste trabalho um estudo comparativo da evolução das distâncias nos resultados, e das diferenças na inserção escolar, entre alunos com diferentes origens sociais e trajetos escolares, em contexto de exame nacional e de provas de aferição. Sabe-se que, quando confrontadas com pressões competitivas às quais estão associados mecanismos de punição/recompensa, as escolas tendem a intensificar estratégias que consistem em métodos de ensino-aprendizagem e agrupamento de alunos de acordo com os seus níveis de desempenho escolar e características sociais, que se materializam em resultados mais desiguais, maior seletividade e em processos de estratificação escolar. Na abordagem metodológica adotada, o estudo de caso, pudemos combinar diferentes técnicas de observação numa escola básica na periferia da AML, com particular enforque nas provas de avaliação externa do 6º ano nos anos letivos de 2009/10 (provas de aferição) e 2014/15 (exames nacionais). Realizou-se uma análise predominantemente quantitativa, onde se compararam os resultados escolares, os níveis de participação nas provas externas e as taxas de retenção nos dois períodos temporais, tendo sido complementada com uma entrevista semidiretiva ao diretor do agrupamento de escolas em estudo, para além da observação participante que decorreu durante um período de visitas regulares à escola-sede do agrupamento. Os resultados apontam para uma intensificação, com o exame nacional, das desigualdades sociais nas classificações na escola em estudo. Seria, contudo, importante aprofundar esta pesquisa por forma a captar melhor como se constituíram especificamente estas dinâmicas de desigualdade. Verifica-se ainda uma intensificação e antecipação da seletividade escolar com o exame nacional, pelo aumento da retenção no 5º ano e das faltas ao exame nacional, bem como pela introdução de cursos vocacionais no 2º ciclo.
In this work, we present a comparative study on the evolution of the results and school placement of students with different social origins and school paths, in the context of two distinct national testing regimes. It is known that when confronted with competitive pressure associated with reward/punishment mechanisms, schools tend to intensify strategies that consist on differentiated methods of teaching and grouping of students according to their levels of achievement and social characteristics, which leads to more unequal results, to more severe selectivity, and to processes of school stratification. A case study was conducted in a lower secondary school in the periphery of Lisbon, having used a combined set of methodologies to compare the results, levels of participation in the national tests and retention rates of all 6th grade students in the school years of 2009/10 (low-stakes testing regime) and 2014/15 (high-stakes testing regime). Through a period of regular visits to the group of schools in question, a predominantly quantitative data analysis was combined with a semi-structured interview to the school administrator. The results are clear in demonstrating the growing gap in achievement between socially disadvantaged and privileged students in the school, on a context of high-stakes testing – despite this, it would be important to deepen the results by exploring how exactly these inequality dynamics are construed. It is also suggested that school selection was reinforced through a remarkable increase in the proportion of students who do not submit to the test and in the retention rate on the year prior to the high-stakes test, as well as the introduction of a pre-vocational tracking system in lower secondary education.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12664
Thesis identifier: 201465361
Designation: Mestrado em Educação e Sociedade
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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