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http://hdl.handle.net/10071/12663
Author(s): | Borges, Marta Inês Moreira |
Advisor: | Sebastião, João |
Date: | 28-Nov-2016 |
Title: | Os impactos e as carências do processo de agregação de escolas |
Reference: | BORGES, Marta Inês Moreira - Os impactos e as carências do processo de agregação de escolas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12663>. |
Keywords: | Política pública Sistema educativo Liderança Mudança organizacional Educational system Group of schools Leadership and management issues |
Abstract: | Ao olharmos para a Administração Escolar como parte integrante do desenvolvimento do sistema educativo abordam-se questões relacionadas com a educação, a aprendizagem, questões de gestão, liderança e mudança.
A dissertação a apresentar encontra-se inserida no Mestrado de Administração Escolar e incide na implementação de agrupamentos nas escolas, tendo como título “Os impactos e as carências do processo de agregação de escolas” e tem como objeto de estudo um Agrupamento de Escolas do concelho de Almada.
Para esta análise procurou saber-se como decorreu o processo, bem como as dinâmicas existentes no agrupamento e escolas em estudo.
Na realização deste trabalho foi realizada uma investigação qualitativa, centrada num estudo de caso, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas a elementos da direção e da restante comunidade escolar, foram ainda analisados documentos estruturantes do agrupamento tal como a legislação referente à agregação de escolas, o projeto do agrupamento, o regulamento interno bem como o último relatório da Inspeção Geral de Educação. O método utilizado para o tratamento de dados foi a análise de conteúdos.
As conclusões deste trabalho visam apurar quais as implicações desta medida política educativa para as escolas, apurar a forma como estas se relacionam entre si enquanto agrupamento e ainda compreender a forma como as exigências colocadas pela legislação foram concretizadas. Playing a key role at the development of the Educational system, the School Administration is concerned with issues related to education, learning, management issues and leadership. The disserttation to be submitted belongs to the “School Administration Master” and focuses on the implementation of groups at schools. Named “The influence and needs of the aggregation process at schools”, it has the Group of schools of Almada as a reference. For this analysis, the assessment of the aggregration process was established, as well as the relations between the group and the schools. In this work, a qualitative research was done focusing on a study case, where semi-structured interviews took place with members of management, and the rest of the school community. Also structuring documents of the group, such as legislation relating the agregation of schools, the project of the group, the rules of procedure and the final report of the general education inspection were analyzed. For processing data, a study of the content took place. The goal of this work is to identify and describe how this new educational policy will affect the schools,their relationship as a group, and also to assess whether the required conditions by the legislation occurred. |
Degree: | Mestrado em Administração Escolar |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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