Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12638
Autoria: Helhazar, Rivca Ferreira
Orientação: Cachado, Rita Ávila
Data: 2016
Título próprio: A agricultura de subsistência e o desenvolvimento local no Algarve: o caso de Loulé e S. Brás de Alportel
Referência bibliográfica: HELHAZAR, Rivca Ferreira- A agricultura de subsistência e o desenvolvimento local no Algarve: o caso de Loulé e S. Brás de Alportel [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12638>.
Palavras-chave: Sociologia do território
Desenvolvimento local
Crise económica
Agricultura
Economia de subsistência
Resumo: O presente trabalho apresenta a investigação final do Mestrado em Estudos do Desenvolvimento, no ramo Diversidades Locais e Desafios Mundiais do ISCTE-IUL. O tema sobre o qual se debruça - a agricultura de subsistência na sua relação com o desenvolvimento local nos concelhos de Loulé e S. Brás de Alportel, no Algarve - emerge da necessidade de compreender dinâmicas contemporâneas que ocorrem nestes locais e poder dar resposta a questões sociais relacionadas com a prática da agricultura e a sua relação com as pessoas e com o desenvolvimento dos territórios em que essas pessoas se movem. A sua pertinência decorre do facto de o Algarve, enquanto território, ter sido ainda pouco estudado ao nível das ciências sociais e deter características interessantes. Consideramos útil analisar os movimentos agrícolas nos territórios seleccionados e analisá-los à luz da contemporaneidade, não esquecendo aquele que tem sido o percurso histórico do desenvolvimento da agricultura em Portugal, particularmente nos últimos quarenta anos.
Designação do grau: Mestrado em Estudos de Desenvolvimento
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Helhazar_mestrado.pdf845,38 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.