Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/12615
acessibilidade
Title: Avaliação de Impacto do Jogo “Vamos Prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral”: jogo de prevenção primária do abuso sexual para crianças entre os 6 e os 10 anos”
Authors: Moita, Magda Helena
Orientador: Alexandre, Joana Dias
Agulhas, Rute
Keywords: Proteção da infância
Abuso de criança
Violência sexual
Prevenção criminal
Avaliação
Sexual abuse
Children
Primary prevention
Game
Assessment
Issue Date: 12-Dec-2016
Citation: MOITA, Magda Helena - Avaliação de Impacto do Jogo “Vamos Prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral”: jogo de prevenção primária do abuso sexual para crianças entre os 6 e os 10 anos” [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12615>.
Abstract: O abuso sexual de crianças ao longo destes últimos anos tem tido um grande enfoque no contexto nacional, pois é uma problemática complexa e que tem repercussões no bem-estar e saúde da criança. Apesar de ser um fenómeno que tem um grande impacto em Portugal, carece de materiais e programas de prevenção primária. Assim sendo, e de forma a colmatar as falhas existentes, surgiu o jogo “As Aventuras do Búzio e da Coral” (Agulhas, Figueiredo, & Alexandre, 2015), que visa a promoção de conhecimentos e competências sobre o abuso sexual. A avaliação de impacto destes materiais revela-se importante, pois permite verificar a sua eficácia (Reppucci & Haugaad, 1989). O presente trabalho tem como objetivo avaliação de impacto do jogo “Vamos Prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral”, de modo averiguar se houve um aumento das competências e conhecimentos transmitidos pelo mesmo. Para tal foi construído um questionário que foi dirigido a 15 crianças, com vista a avaliar os seus conhecimentos e competências sobre a temática, e outro que foi dirigido a cinco técnicos, de modo a avaliar os seus conhecimentos sobre esta temática, bem como os conhecimentos que consideram que a criança deve ter em ao abuso sexual de crianças. Os resultados do jogo demonstram que as crianças, ainda que parcialmente, tiveram um aumento de conhecimentos sobre o abuso sexual de crianças, bem como um aumento de competências para identificar e lidar com situações de risco ou potencialmente abusivas após o jogo.
The sexual abuse on children, being a complex topic with deep repercussions on the society well-being, has been actively discussed during the last years. Although being a topic with high impact in Portugal, there is a gap on primary prevention programs. To try to fill some existing gaps, the game “Vamos Prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral” (Agulhas, Figueiredo, & Alexandre, 2015), was created. It aims to promote knowledge and competences about the sexual abuse matter. It is important to evaluate the impacts created by these programs, in order to see their efficiency. This work aims to do so, to evaluate the impact of the game previously referred, verifying the knowledge transmitted by it. To achieve this, a questionnaire was constructed, intended to evaluate children regarding knowledge about sexual abuse. The results of this study show that not only there was a development of knowledge on the matter but also an increase of their preventive competences, and show the importance of these program evaluations.
Description: Classificação: 2956 Educação Infantil & Cuidados Infantis; 4200 Psicologia Forense &Assuntos Legais; 4270 Prevenção do Crime
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12615
Thesis identifier: 201386216
Designation: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
2016_ECSH_DPSO_Dissertacao_Magda Moita.pdf2.36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.