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http://hdl.handle.net/10071/12611
acessibilidade
Title: Projeto educativo: a partir da construção identitária de uma escola: estudo de caso de uma escola da zona Oeste
Authors: Ferreira, Mafalda Cristina Silva
Orientador: Martins, Susana da Cruz
Keywords: Projeto educativo
Gestão estratégica
Ensino
Avaliação da qualidade
Educational school project
Strategic management
Teaching quality
Autonom
Issue Date: 28-Nov-2016
Citation: FERREIRA, Mafalda Cristina Silva - Projeto educativo: a partir da construção identitária de uma escola: estudo de caso de uma escola da zona Oeste [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12611>.
Abstract: Este trabalho aborda a temática do Projeto Educativo de Escola (PEE). O mesmo surge da necessidade de analisar e compreender as dinâmicas da vida escolar, bem como, de conhecer como este se encontra em convergência com os valores, orientações e práticas educativas dos atores da instituição em estudo, para, posteriormente, se poder desenvolver e apresentar um “novo” PEE. Apresentam-se propostas para revisão do projeto educativo em vigor na escola, e sua articulação com as práticas educativas, bem como algumas recomendações, no sentido de reforçar e potenciar a cultura escolar e criar condições facilitadoras a essa prática. Adotou-se uma metodologia de investigação-ação centrada num estudo de caso. A informação foi recolhida através de questionários do tipo fechado junto dos encarregados de educação e alunos e entrevistas de tipo semiaberto junto dos professores e da diretora. Entre as conclusões obtidas, destaca-se o facto de os encarregados de educação se encontrarem bastante satisfeitos e em sintonia com a filosofia educativa proposta pela instituição, dos docentes terem uma relativa facilidade na operacionalização do projeto educativo, ajustando as suas práticas pedagógicas às estratégias e temas sugeridos no mesmo. Também é de notar que o Plano Anual de Atividades (PAA) vai de encontro ao anunciado no PE, contemplando atividades diversificadas que respondem às necessidades dos diversos níveis de ensino, situação que só é possível tendo por referência o tipo de liderança e a articulação e organização da escola. Finalmente, quanto às recomendações sugere-se um reforço das parcerias e uma maior difusão dos documentos orientadores das políticas da escola junto dos encarregados de educação e na página da escola, na internet, bem como o incentivo à dinamização de projetos junto dos alunos, encarregados de educação e professores.
This paper deals with the theme of Educational School Project (ESP). It arises from the need of analysing and understanding the school life dynamics, as well as to know how it is related with the values, guidelines and educational practices of the institution's actors, to then be able to develop and present a "new” one. We present revision proposals for the educational project into force at school, and its articulation with the educational practices, and also some recommendations to strengthen and enhance the school culture and create conditions to simplify that practice. We adopted an action-research methodology focused on a study case. The information was collected through closed type questionnaires among parents and students and semi-open interviews to teachers and the principal. Within the conclusions obtained, stands the fact that the guardians and students are quite satisfied and in line with the educational philosophy proposed by the institution, teachers implement the educational project with relative ease, adjusting their teaching practices to the strategies and themes suggested in it. It is also noted that the annual activity plan goes along with the announced in the educational project, covering diverse activities that supply the needs of different levels of education, a situation that is only possible due to the type of leadership, coordination and organization of the school's principal. Finally, in what concerns recommendations it is suggested to strength partnerships, a better dissemination of the school policies through guiding documents to parents and in the Internet school's page, plus encouraging the promotion of projects among students, guardians and teachers.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12611
Thesis identifier: 201340666
Designation: Mestrado em Administração Escolar
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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