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http://hdl.handle.net/10071/12605
acessibilidade
Title: Playgroups for inclusion: avaliação da implementação dos Grupos Aprender, Brincar, Crescer na perspetiva dos cuidadores do distrito de Lisboa
Authors: Mendes, Marta Isabel Gonçalves
Orientador: Alexandre, Joana Celeste Dias
Barata, M. Clara
Keywords: Psicologia do desenvolvimento
Primeira infância
Avaliação de projetos
Metodologia
Grupo de interesses
Early childhood
Evaluation
Caregivers
Playgroups
Issue Date: 13-Dec-2016
Citation: MENDES, Marta Isabel Gonçalves - Playgroups for inclusion: avaliação da implementação dos Grupos Aprender, Brincar, Crescer na perspetiva dos cuidadores do distrito de Lisboa [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12605>.
Abstract: A primeira infância é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento da criança. Pelo facto de existir ainda uma considerável percentagem de crianças que não se encontra inserida em qualquer equipamento de cuidados e desenvolvimento da primeira infância, foi implementado em cinco distritos o projeto-piloto Playgroups for inclusions - Grupos Aprender, Brincar, Crescer (GABC) com o objetivo de fomentar a aprendizagem natural da criança através da brincadeira e promover as interações entre todos os participantes (crianças e adultos). Neste sentido, a presente investigação pretendeu responder à seguinte questão: Quais são as perceções dos cuidadores do distrito de Lisboa, e como se alteram ao longo do tempo, relativamente às dinâmicas e implementação dos GABC? Pelo exposto, foram realizados, em dois momentos diferentes, seis grupos focais a 13 cuidadores que frequentam os GABC. No geral, os cuidadores mencionam os benefícios obtidos, tais como a melhoria da qualidade das interações e relações, a oportunidade de socialização, e um maior desenvolvimento da criança, assim como um aumento do seu envolvimento ativo ao longo dos GABC atribuindo esse facto à mediação das relações e benéficas qualidades relacionais e profissionais das monitoras. A nível de limitações, os cuidadores referiram os espaços onde decorrem os grupos bem como a falta de familiaridade dos GABC, que se traduziu na fraca adesão aos mesmos. Juntamente com a informação obtida dos monitores e supervisores, as perceções dos cuidadores contribuem para uma monitorização triangulada da implementação dos GABC, o que irá permitir tecer recomendações para a implementação à escala desta resposta.
Early childhood is one of the most important stages of child development. Because there is still a considerable share of children not enrolled in early care and development services, the project Playgroups for inclusions - Grupos Aprender, Brincar, Crescer (GABC) was implemented in five districts with the goal to instigate children’s natural learning through play, and promote the interactions of all participants (children and adults). Accordingly, the current research aims to address the following research question: What are the perceptions of caregivers in the Lisbon district, and how do they change throughout time, regarding the dynamics and implementation of GABC? To address this question, six focus groups with 13 caregivers participating in GABCs were implemented in two different moments. In general, caregivers mentioned attained benefits, such as improvement in the quality of interactions and relationships, the opportunities to socialize, and an amplified child development; as well as an increase of their active involvement throughout GABC, attributing this fact to the mediation of relationships and beneficial relational and professional qualities of the facilitator. In terms of limitations, the caregivers mentioned the spaces where groups take place as well as the lack of familiarity with GABC, which were reflected in low attendance. Together with the information collected from facilitators and supervisors, caregivers’ perceptions contribute to a triangulated monitoring process of GABC implementation, which will allow for the development of recommendations for the implementation of this service at scale.
Description: Classificação: 2900 Processos Sociais e Questões Sociais; 2956 Educação na Infância e Cuidados Infantis
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12605
Thesis identifier: 201393875
Designation: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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