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http://hdl.handle.net/10071/12595
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Title: Perceção da autenticidade das Práticas de RSO, identificação com a organização, satisfação da comunicação interna e ajustamento indivíduo-organização
Authors: Silva, Simone Pereira Vieira da
Orientador: Duarte, Ana Patrícia
Neves, José Gonçalves das
Keywords: Responsabilidade social das empresas
Identificação organizacional
Comunicação organizacional
Psicologia organizacional
Corporate Social Responsibility
Organizational identification
Satisfaction with Internal Communication
Person-Organization fit
Relação pessoa-organização
Issue Date: 28-Nov-2016
Citation: SILVA, Simone Pereira Vieira da - Perceção da autenticidade das Práticas de RSO, identificação com a organização, satisfação da comunicação interna e ajustamento indivíduo-organização [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12595>.
Abstract: A Responsabilidade Social das Organizações (RSO) tem vindo a ganhar, ao longo do tempo, uma relevância acrescida no mundo empresarial, onde a literatura se tem dedicado a analisar a influência da perceção das práticas de RSO em diversas atitudes e comportamentos laborais dos colaboradores. Todavia, os efeitos da perceção da autenticidade dessas mesmas práticas tem sido pouco estudado, de modo que neste estudo o enfoque será na análise da perceção da autenticidade das práticas de RSO e a sua influência na identificação dos colaboradores com a organização. Deste modo, tornou-se relevante explorar o potencial papel mediador do ajustamento pessoa-organização nesta relação e o potencial papel moderador da satisfação com a comunicação interna na relação entre a perceção da autenticidade das práticas de RSO e o ajustamento pessoa-organização. De modo a serem analisadas as relações entre as variáveis apresentadas, foi aplicado um questionário presencial, constituído por quatro escalas, a uma amostra de 175 colaboradores, de uma empresa de distribuição alimentar. Os resultados mostram que existe uma relação direta entre a perceção de autenticidade das práticas de RSO e a identificação organizacional, isto é, quanto mais os colaboradores percecionam as práticas de RSO como autênticas mais se sentem identificados com a organização. Mostram ainda, que a perceção da autenticidade das práticas de RSO incrementa o ajustamento pessoa-organização, somente quando as pessoas estão satisfeitas com a comunicação. Deste modo, os resultados apresentados demonstram que a perceção de autenticidade das práticas de RSO levam ao aumento da identificação com a organização, bem como o aumento do ajustamento pessoa-organização quando os colaboradores estão satisfeitos com a comunicação interna. O presente trabalho reforça a importância da literatura sobre a perceção de autenticidade das práticas de RSO, expandindo a investigação sobre este conceito e a sua relação com outros, como a identificação organizacional, satisfação com a comunicação interna e ajustamento pessoa-organização.
Corporate Social Responsibility (CSR) has gained, over time, increased relevance in the business world, where literature has been devoted to analyze the influence of the perception of CSR practices in various job attitudes and behaviors. However, the effects of the perception of the authenticity of those practices has been little studied, so that in this study the focus will be on analyzing the influence of perception of authenticity of CSR practices on the identification of employees with the organization. Thus, it has become important to explore the potential mediating role of person-organization fit this relationship and the potential moderating role of satisfaction with internal communication in the relationship between the perceived authenticity of CSR practices and person-organization fit. In order to be analyzed the relationship between the variables presented a questionnaire, comprising four scales, was applied, to a sample of 175 employees from a food distribution company. The results reveal that there is a direct relationship between the perceived authenticity of CSR practices and organizational identification, that is, the more employees perceive the engagement in CSR practices as authentic, higher is their identification with the organization. They also reveal that the perceived authenticity of CSR practices increment adjustment in person-organization only when people are satisfied with internal communication. Thus, the results presented show that the perception of authenticity of CSR practices lead to increased identification with the organization as well as to the increase in person-organization fit when employees are satisfied with communication. This study reinforces the importance of literature on the perception of authenticity of CSR practices, expanding research on this concept and its relationship with others concepts, such as organizational identification, satisfaction with internal communication and person-organization fit.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12595
Thesis identifier: 201340704
Designation: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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