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http://hdl.handle.net/10071/12556
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Title: A lágrima emocional num contexto de transgressão moral: qual o seu impacto no perdão e comportamentos disciplinares perante a criança transgressora?
Authors: Tavares, Selma Dinamene Pinheiro de Jesus
Orientador: Arriaga, Patrícia
Keywords: Relação adulto-criança
Mulher
Comunicação não verbal
Emoção
Valor moral
Lágrima
Perdão
Comportamentos disciplinares
Criança
Transgressão moral
Tear
Forgiveness
Disciplinary behaviors
Child
Moral transgression
Issue Date: 2016
Citation: TAVARES, Selma Dinamene Pinheiro de Jesus - A lágrima emocional num contexto de transgressão moral: qual o seu impacto no perdão e comportamentos disciplinares perante a criança transgressora? [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12556>.
Abstract: Estudos recentes têm evidenciado a importância da lágrima emocional no relacionamento interpessoal. Perante uma transgressão moral praticada por uma criança, pretende-se analisar o impacto da lágrima emocional na estimativa de perdão e comportamentos disciplinares, junto de adultos do sexo feminino. Os participantes (N= 243 mulheres; 18-40 anos de idade) foram distribuídos aleatoriamente para uma de oito condições das características da criança transgressora, manipuladas através do uso de fotografias, num desenho 2 (lágrima: presente, ausente) X 2 (emoção: triste, neutra) X 2 (sexo: masculino, feminino), sendo questionados sobre a probabilidade de perdoar e o uso de diferentes práticas disciplinares. Os resultados relativos ao perdão revelam que há maior tendência a perdoar o sexo feminino com face triste e com a presença da lágrima. Relativamente à propensão para aplicar comportamentos disciplinares, verificou-se que quanto às práticas de sobrerreatividade e de retirada de afeto houve maior destaque perante faces neutras com a presença da lágrima; no que se refere às tendências aos comportamentos de laxismo foi reportada maior tendência perante o sexo masculino, com faces tristes com lágrima; já nas práticas indutivas foi revelada maior predisposição face a rostos do sexo feminino, tristes sem a presença da lágrima. Em suma, verifica-se que são referidos mais comportamentos disciplinares de laxismo perante rapazes e mais comportamentos indutivos face às raparigas, ou seja, existe maior necessidade de explicar e integrar as causas e consequências do ato transgressivo ao sexo feminino.
Recent researches have showed the importance of emocional tear on interpersonal relationship. The aim of this study is to analyze the impact of emocional tear on the forgiveness estimative and disciplinary behaviors through moral transgression practiced by a child. The participants (N= 253 females, between 18 and 40 years old) were randomly distributed in one of the eight conditions of the child transgressive characteristics, manipulated through photographs 2 (tear: with, without) X 2 (emotion: sad, neutral) X 2 (gender: male, female). The participants were asked about the possibility to forgive and the use of diferent disciplinary practices. The results that refer to the forgiveness reveal that have more tendency to forgive female child with sad face and with a presence of the tear. Regarding to the propensity to apply disciplinary behaviors, it was verified that in what concerns to the reactivity and removal of affection it have more enphasis on neutral faces with a tear. In respect to the tendency to slackness behaviors it was identified the tendency to male child with sad faces and tear. Moreover, the inductive practices showed greater predisposition to female child with sad faces without tear. In sum, it was verified that the slackness disciplinary behaviors were more observed in male child and inductive behaviors were more observed in female child. These results reveal that have more necessity to explain and integrate the causes and consequences of a transgressive act to female child.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12556
Thesis identifier: 201355230
Designation: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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