Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/12533
acessibilidade
Title: A influência do mascar pastilha elástica na formação de impressões: uma experiência corporalizada?
Authors: Lopes, Ana Cristina Fernandes
Orientador: Garrido, Margarida Vaz
Keywords: Psicologia social
Cognição social
Perceção social
Personalidade
Social cognition
Embodiment
First impressions
Face perception
Chewing gum
Issue Date: 13-Nov-2015
Citation: LOPES, Ana Cristina Fernandes - A influência do mascar pastilha elástica na formação de impressões: uma experiência corporalizada? [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12533>.
Abstract: O modo como formamos impressões de personalidade e realizamos julgamentos acerca dos que nos rodeiam, nomeadamente a partir da face, é uma competência universal que desde cedo suscitou o interesse dos investigadores. No entanto, a investigação tem-se centrado em características específicas e configurações estáticas da face do alvo, a partir da qual se fazem inferências. Enquadrado numa abordagem corporalizada, que sugere que processos cognitivos estão encorados em experiências sensório-motoras e estados efetivos, o presente estudo pretende explorar variáveis do observador, nomeadamente, a ativação dos músculos faciais associados ao sorriso, manipulados através de mascar pastilha. Especificamente procuramos averiguar em que medida mascar pastilha elástica influencia a perceção dos outros, designadamente as inferências que são realizadas a partir da face. Para tal, foi realizado um estudo experimental em que metade dos participantes avaliou um conjunto de vídeos (com faces neutras e a sorrir) enquanto mascava pastilha elástica, e outra metade avaliou os mesmos vídeos sem mascar pastilha elástica. Os resultados sugerem que mascar ou não mascar pastilha não produz qualquer efeito na avaliação dos alvos. Pensamos no entanto que, quer a abordagem teórica adotada, quer o paradigma específico utilizado poderão constituir contributos importantes para estudos futuros no domínio da formação de impressões e da interação social.
The way we form impressions and perform trait judgments about people around us, particularly those judgments based on human faces, constitutes a universal competence, which has caught the attention of researchers early on. However research has focused on specific features and static configurations of the target’s face from which we make inferences. Framed by an embodied approach, suggesting that cognition is grounded on sensorimotor processes and affective states, this study aims to explore variables of the observer like the activation of facial muscles associated with the smile, manipulated by chewing a gum. Specifically we examine in which way chewing a gum can influence the perception of others, namely the inferences that are drawn from the face. For this purpose, we conducted an experimental study in which half of the participants evaluated a set of videos (with neutral and smiling faces) while were chewing a gum and the other half evaluated the same videos without chewing a gum. The results suggest that chewing a gum or not, does not affect the targets’ evaluation. However, we think that both the theoretical framework adopted, and the specific paradigm used, may constitute an important input for future studies in the domain of impression formation and social interaction.
Description: Códigos de Classificação e Categorias da APA: 3000 Psicologia Social; 3040 Perceção Social & Cognição
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12533
Designation: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
ANA LOPES_TESE1_final.pdf756.58 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.