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http://hdl.handle.net/10071/12511
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Title: O papel das voting advice applications em campanhas eleitorais: um olhar sobre o caso português
Authors: Lajas, Rui Pedro Alves
Orientador: Pereira, José Santana
Keywords: AAV
EU Profiler
Eleição europeia
Campanha eleitoral
Voto
Effects
Users
Issue Date: 14-Dec-2016
Citation: LAJAS, Rui Pedro Alves - O papel das voting advice applications em campanhas eleitorais: um olhar sobre o caso português [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12511>.
Abstract: Tendo iniciado o seu percurso com AAV (Aplicações de Ajuda ao Voto) em 2009, Portugal é um dos países onde estas ferramentas ainda representam uma novidade e onde os estudos relativos às mesmas ainda se encontram numa fase embrionária. Esta dissertação pretende contribuir para a discussão em torno das AAV no país. Estudos anteriores sobre as AAV em Portugal incidiram sobretudo no perfil dos utilizadores, em aspetos metodológicos ou sobre o processo como são criadas estas ferramentas. Por esse motivo conhecemos muito pouco sobre os efeitos que estas ferramentas podem ter entre os utilizadores portugueses. Quais foram os efeitos reportados com maior frequência? E que características podem potenciar esses efeitos? Através da análise da primeira AAV disponível em Portugal, a EU Profiler, construída para as eleições Europeias de 2009, fornecemos respostas a estas questões. Esta investigação analisa os efeitos reportados pelos utilizadores que consultaram a versão portuguesa da EU Profiler, revelando, ainda, o impacto que determinadas características individuais, como a perceção dos níveis de eficácia política interna, os hábitos de voto e de consumo de informação, e as posições ideológicas dos utilizadores, podem ter no modo como estas os influenciam. A perceção da eficácia política interna e os hábitos de consumo de informação são os melhores preditores para explicar a ocorrência dos efeitos provocados pela EU Profiler, independemente da sua natureza, sendo o posicionamento ideológico apenas capaz de explicar efeitos de reforço, orientação e conversão de voto. Já o hábito de voto não está associado a qualquer dos efeitos analisados.
Having started its journey with VAA (Voting Advice Applications) in 2009, Portugal is one of the countries where these tools are still a novelty and where its scientific study is at an early stage. This dissertation aims to contribute to the discussion about VAA in this country. Previous studies about VAA in Portugal focus mostly on the users profiles or on methodological aspects regarding the process of the development of VAA. Therefore, we know very little about the effects that these tools can have on portuguese users. Which were the most frequently reported effects? And which characteristics could increase those effects? By analyzing the first experience of VAA in Portugal, the EU Profiler, built for the European elections of 2009, we provide some answers to these questions. This work identifies the effects felt by users of the portuguese version of EU Profiler, and also demonstrates the impact that certain individual characteristics, such as the perception of user’s internal political efficacy levels, voting and information consumption habits, and their ideological positions, may have in the way they are influenced by the EU Profiler. The perception of internal politcal efficiency and information consumption habits are the best predictors of most of the effects provoked by EU Profiler, while the ideological positioning only able to explain reinforcing, guidance and voting conversion effects. In turn, the habit of voting is unable to explain any of the effects here analyzed.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12511
Thesis identifier: 201405172
Designation: Mestrado em Ciência Política
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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