Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/12507
acessibilidade
Title: O papel da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal enquanto pioneira na criação do ensino vocacional artistíco e profissionalizante em Portugal
Authors: Ferreira, Margarida Mira
Orientador: Pinto, Paula Cristina André dos Ramos
Keywords: Dança
Ensino da arte
Profissionalização
ADCS
Graça Bessa
António Rodrigues
Dance
Artistic Vocational Education
Issue Date: 12-Dec-2016
Citation: FERREIRA, Margarida Mira - O papel da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal enquanto pioneira na criação do ensino vocacional artistíco e profissionalizante em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12507>.
Abstract: A presente investigação teve como objetivo elaborar uma reflexão acerca da criação do ensino vocacional artistíco em Portugal, incidindo no trabalho realizado por Maria Bessa e António Rodrigues, figuras de renome do cenário da dança a nível Nacional, na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal enquanto pioneira na criação de legislação para regulação e reconhecimento do plano de estudos. Este veio posteriormente a ser reconhecido dentro da rede de escolas do ensino oficial e integrado no horário de funcionamento do ensino regular. Com o objetivo de criar um ensino de qualidade, diversificado e acessível a todos, Graça Bessa e António Rodrigues fundaram, em 1982 a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, idealizando a educação profissionalizante em dança, pelo movimento. Tendo como objetivos a concretização de uma perspetiva histórica sobre o panorama da dança até à criação do ensino artístico e o estudo da realidade e do funcionamento da ADCS, a investigação foi concretizada através de uma pesquisa bibliográfica profunda, bem como a realização de entrevistas para recolha de informação acerca da realidade na ADCS. No final da investigação foi possível reconhecer a importância da criação de uma instituição como a ADCS não só enquanto pioneira na criação do ensino vocacional artístico em Portugal, bem como reconhecer a importância do trabalho realizado pela mesma na profissionalização de jovens bailarinos. Foi ainda possível reconhecer a importância do plano de estudos da Academia, no sentido em que promove um ensino técnico que habilita os seus alunos a corresponder às diversidades coreográficas, com recurso a técnicas de diferentes autores.
This research aimed to develop a reflection about the creation of artistic vocational education in Portugal, focusing on the work done by Graça Bessa and António Rodrigues, renowned figures of the national dance scene. The Contemporary Dance Academy of Setúbal was pioneer in creating legislation for regulation and recognition of the syllabus. This later came to be recognized within the network of public education schools and integrated into the regular school hours of operation. With the goal of creating a quality education, diverse and accessible to all, Graça Bessa and António Rodrigues founded in 1982 the Setúbal Dance Academy, idealizing the vocational education in dance, by the movement. Having as objective the achievement of a historical perspective on the dance scene to the creation of artistic education and the study of reality and operation of the ADCS, research was carried through a detailed literature review and by conducting interviews in order to collect information about facts in ADCS. At the end of the investigation it was possible to recognize the importance of creating an institution like ADCS not only as a pioneer in the creation of artistic vocational education in Portugal, as well as acknowledging the importance of their work in the professionalization of young dancers. It was also possible to distinguish the importance of the Academy curriculum, in the sense that it promotes technical education that enables its students to meet the choreographic diversity, using the techniques of different authors.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12507
Thesis identifier: 201394065
Designation: Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Dissertação - versão completa.pdf5.72 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.