Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/12461
Autoria: | Nobre, Daniel Parreira |
Orientação: | António, Nelson José dos Santos |
Data: | 2016 |
Título próprio: | Ferramentas estratégicas em uso: uma investigação prática às empresas em Portugal |
Referência bibliográfica: | NOBRE, Daniel Parreira - Ferramentas estratégicas em uso: uma investigação prática às empresas em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12461>. |
Palavras-chave: | Gestão de empresas Gestão estratégica Ferramentas estratégicas Tomada de decisão Portugal Strategic management Strategic tools Decision-making |
Resumo: | Num mundo marcado pela globalização e pela evolução tecnológica, a estratégia assume
um desafio para as empresas como forma de estas sobreviverem numa envolvente mais
competitiva e imprevisível. Surgem, assim, no âmbito da gestão estratégica, as
ferramentas estratégicas racionalizando a tomada de decisões em contextos de incerteza.
Atualmente, existem inúmeras ferramentas estratégicas presentes na literatura
provenientes de diversas disciplinas em constante desenvolvimento, contudo verifica-se
uma falta de conhecimento da sua aplicação na prática. Esta dissertação, como principal
objetivo, pretende identificar e descrever as ferramentas estratégicas mais utilizadas nas
empresas em Portugal.
Foi adotada a metodologia de investigação quantitativa, recorrendo ao questionário como
método de recolha de dados. Recolheram-se 78 questionários de empresas de diversos
setores e tamanhos presentes em Portugal, recorrendo-se à estatística descritiva como
método de análise de dados.
Os resultados obtidos revelam o uso em média de quatro (4,37) ferramentas estratégicas
nas empresas em Portugal, com um destaque para a análise SWOT, brainstorming e
benchmarking como as ferramentas mais populares. Constatou-se a importância das
escolas de gestão na divulgação das ferramentas, embora estas na prática não sejam
utilizadas de modo fiel à teoria. O principal motivo de uso das ferramentas estratégicas é
clarificar a estratégia, defendendo os seus utilizadores a existência de uma relação
positiva com o desempenho da empresa.
Em suma, não se verificaram diferenças significativas no uso prático das ferramentas
estratégicas comparativamente com os estudos realizados em diversos países presentes
na literatura, e em especial, no estudo realizado há oito anos em Portugal. In a globalised and technologically advanced world, strategy embodies a challenge for companies as a way of survival in a competitive and unpredictable environment. Strategic tools emerge, in this sense, in order to rationalise the decision making process upon uncertain settings. Nowadays, numerous strategic tools are present in the literature, provided by several disciplines in continuous development, however the lack of comprehension in their practical application is apparent. This dissertation attempts to identify and describe the most used strategic tools by companies operating in Portugal. A quantitative method research was adopted based on a questionnaire. It was possible to collect 78 questionnaires, using descriptive statistics to analyse the data, from companies functioning in Portugal, operating in different sectors and with different sizes. In terms of results, we confirmed the use of four (4,37) strategic tools, on average, by companies present in Portugal, emphasizing the SWOT analysis, brainstorming and benchmarking as the most popular tools. Regarding the propagation of strategic tools, we found significance for business school, even though their practical application may not be true to theory. Clarifying strategy is stated as the main reason for strategic tools use, advocating their users the existence of a positive relation between strategic tools use and company’s performance. In conclusion, no significant differences were found in the use of strategic tools between this study and others, from other countries, present in the literature and, specifically, the study developed eight years ago in Portugal. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS EM USO.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.