Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/12414
acessibilidade
Title: Interacção escola-familia-comunidade: estudo de caso de agrupamento de escolas inserido nos TEIP
Authors: Bispo, Carolina Maria Rosa
Orientador: Pena, Maria Joâo Barroso
Keywords: Serviço social
Escola
Família
Diagnóstico
Projeto educativo
Territórios educativos de intervenção prioritária
Diagnóstico social
Projecto de intervenção
Social Service
Educational Territories of Priority Intervention
Social diagnosis
Intervention project
School
Issue Date: 11-Nov-2016
Citation: BISPO, Carolina Maria Rosa - Interacção escola-familia-comunidade: estudo de caso de agrupamento de escolas inserido nos TEIP [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12414>.
Abstract: O presente trabalho de projecto situa-se no âmbito do Serviço Social na escola, tendo como tema a interação escola-família-comunidade e o seu desenvolvimento num Território Educativo de Intervenção Prioritária específico, nomeadamente, o Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor. Este projecto pretende revelar não só a actuação dos Assistentes Sociais na Educação, mas também todo o contexto que se encontra inerente à sua intervenção. Neste sentido, será primeiramente apresentado um enquadramento teórico sobre os conceitos chave e outros considerados relevantes. Posteriormente, foi produzido um Diagnóstico Social adequado, através de várias técnicas de recolha de dados no terreno, com um teor quantitativo (inquérito por questionário) como um teor qualitativo (entrevistas semi-estruturadas e entrevistas por conversa) aos actores sociais considerados relevantes para o estudo. Para finalizar, realizou-se o desenho de um projecto de intervenção que consiga responder às problemáticas previamente identificadas através de técnicas de intervenção variadas, através dos vários âmbitos de actuação do serviço social.
This project work lays out in the field of social work at school, on the subject of school-family-community interaction and development in Educational Territory specific Priority Intervention in particular Ponte de Sor Group of Schools. This project aims to reveal not only the actions of social workers in education, but also the whole context that is inherent in its intervention. In this sense, it will be first presented a theoretical framework on key concepts and others considered relevant. Subsequently, an appropriate social diagnosis, through various data collection techniques in the field was produced with a quantitative content (questionnaire survey) as a qualitative content (semi-structured interviews and interviews conversation) to those considered social actors relevant to the study. Finally, there was the design of an intervention project that can meet the previously identified problems through various intervention techniques through the various spheres of action of social service.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12414
Thesis identifier: 201281953
Designation: Mestrado em Serviço Social
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Trabalho de Projecto Final Carolina Bispo Setembro 2016.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.