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http://hdl.handle.net/10071/12410
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Title: Empresas “mais responsáveis” atraem mais candidatos? O papel das perceções individuais na intenção de candidatura
Authors: Alves, Jessica Maia Rodrigues
Orientador: Duarte, Ana Patrícia
Neves, José
Keywords: Responsabilidade social das empresas
Oportunidade de emprego
Desenvolvimento sustentável
Criação de valor
Psicologia organizacional
Intenção de candidatura a uma oferta de emprego
Ajustamento pessoa-organização
Perceção de oportunidades de Emprego
Corporate Social Responsibility
Intention to apply for a Job Vacancy
Person-organization fit,
Perceived job opportunities
Issue Date: Sep-2016
Citation: ALVES, Jessica Maia Rodrigues - Empresas “mais responsáveis” atraem mais candidatos? O papel das perceções individuais na intenção de candidatura [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12410>.
Abstract: Atrair candidatos é uma fase crítica no processo de recrutamento e representa um desafio para organizações competitivas. O crescente interesse sobre a Responsabilidade Social das Organizações (RSO) e o impacto comprovado nos múltiplos stakeholders sugere que o desempenho social será um elemento importante na atração de potenciais candidatos. Sustentado na premissa teórica de que os potenciais candidatos preferem organizações com maior performance social, este estudo pretende compreender de que forma estes avaliam uma organização e desenvolvem a intenção de se candidatarem a uma oferta de emprego (ICOE). O papel das perceções individuais é igualmente relevante para compreender a relação entre RSO e ICOE. Para o efeito, testou-se um modelo teórico apontando a perceção de ajustamento Pessoa-Organização (APO) enquanto mediadora e a perceção de oportunidades de emprego como moderadora. Recorrendo a um desenho experimental com duas condições, foi manipulado o nível de envolvimento em práticas de responsabilidade social de uma organização fictícia (alto vs. baixo). Cento e cinquenta e nove participantes foram aleatoriamente distribuídos pelas duas condições e, após lerem o cenário correspondente, foi questionado em que medida percecionavam os valores e práticas da empresa similares aos seus, bem como a sua intenção de candidatura a uma vaga de emprego na empresa descrita. Foi também solicitado aos participantes que fizessem uma estimativa das oportunidades de emprego disponíveis na sua área profissional de interesse. Os resultados revelaram que a ICOE é explicada pelo nível de RSO e esta relação é mediada pelas perceções de APO. As oportunidades de emprego não revelaram um efeito moderador significativo na relação mencionada, evidenciando que a RSO é importante para a atratividade da organização quer a pessoa considere ter muitas ou poucas oportunidades de emprego. O presente estudo assume-se como um importante contributo para a literatura sobre RSO e sobre Recrutamento e reforça a importância das perceções individuais de ajustamento na intenção de candidatura.
Candidates attraction is a critical stage in the recruitment process and represents a challenge for competitive organizations. The growing interest in Corporate Social Responsibility (CSR) and its impact in multiple stakeholders suggest that corporate social performance might be an important element in attracting potential applicants. Sustained in the theoretical assumption that potential applicants prefer high social performance organizations, the purpose of this study is to understand how they assess an organization and develop their intention to apply for a job vacancy (IAJV). The role of individual perceptions is also important to understand the relationship between CSR and IAJV. Therefore, we tested a theoretical model aiming the perception of the person-organization fit (PO fit) as a mediator and the job opportunities perception as moderator. Using an experimental design with two conditions, the level of engagement in social responsibility practices of a fictitious organization (high v slow) was manipulated. One hundred and fifty nine participants were randomly assigned to one of the two conditions and after reading the corresponding scenario, were asked to evaluate to what extent the company values and practices were similar to their own and what would be their intention to apply for a job vacancy. The results showed that IAJV is explained by the level of CSR and this relationship is mediated by PO fit perceptions. The perception of job opportunities did not reveal a significant moderating effect in the above mentioned relationship, emphasising that CSR is important for organizational attractiveness regardless of the person consider having many or few job opportunities. This study is an important contribution to both CSR and Recruitment literatures and reinforces the importance of individual fit perceptions on the intention to apply for a job vacancy.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12410
Thesis identifier: 201262100
Designation: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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