Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/12402
acessibilidade
Title: Estratégias de comunicação e tecnologia para o sucesso de novos negócios nas indústrias criativas: dois estudos de caso
Authors: Salvador, Ana Catarina Macedo
Orientador: Costa, Cátia Miriam
Cordeiro, Paula
Keywords: Comunicação
Tecnologia digital
Empreendedorismo
Indústria cultural
Modelos de negócio
Rede social
Criatividade
Indústria Criativa
Comunicação Digital
Digital Communication
Entrepreneurship
Creative industries
Business model
Social networks
Issue Date: 2016
Citation: SALVADOR, Ana Catarina Macedo - Estratégias de comunicação e tecnologia para o sucesso de novos negócios nas indústrias criativas: dois estudos de caso [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12402>.
Abstract: As Indústrias Culturais e Criativas (ICC) têm um papel cada vez mais importante na economia e na afirmação identitária dos países, ao mesmo tempo que diversos setores de atividade beneficiam do potencial de inovação e de criatividade destas indústrias – daí que se fale de uma economia criativa. A globalização, a evolução tecnológica e a revolução comunicacional não só potenciam o crescimento deste setor como modificam a forma de se iniciar e conduzir negócios criativos. Os novos negócios que surgem neste contexto, pelo emprego que criam para uma população jovem e com elevadas qualificações, pelas parcerias intersetoriais que desenvolvem com áreas como o Turismo ou as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pelo contributo que dão na construção da imagem de cidades e países, constituem um valioso ativo nacional. Utilizando como casos de estudo duas marcas paradigmáticas disso mesmo – a Lisbonlovers, marca de merchandising de Lisboa e a Lipscani, marca de malas e acessórios 100% handcrafted in Portugal – procurarei compreender em que medida as estratégias de comunicação e tecnologia influenciaram o sucesso destes novos negócios nas Indústrias Criativas. Este estudo apresentará o modelo de negócio das duas marcas, utilizando a configuração conhecida por Canvas, e analisará a comunicação das marcas em ambiente digital, veiculada nos seus sites, páginas nas redes sociais online (Facebook e Instagram), e através de ações de crowdfunding e crowdsourcing.
The Cultural and Creative Industries have an increasingly important role within countries’ economy and self-affirmation, enabling several activity sectors to benefit from their creativity and innovation potential – hence one speaks of creative economy. The globalisation, the technology development and the communicational revolution not only enhance the sector's growth, but also modify the way one launches creative businesses and make them thrive. The new businesses that arise in this context constitute a valuable national asset – since they create employment for a young and high-qualified population, develop cross-sector partnerships with Tourism and Information and Communication Technologies (ICT) fields and contribute to the image construction of countries and cities. Using two paradigmatic brands of this trend as study cases – the Lisbon merchandising brand, Lisbonlovers, and the handcrafted in Portugal accessories and handbags brand, Lipscani – I seek to understand the extent to which communication and technology strategies have influenced the success of these new Creative Industries’ businesses. This study will introduce both brands business models, using the configuration known as Canvas, and will examine the brands communication in digital environment, as conveyed in their websites, brand pages in online social networks (Facebook and Instagram) and through crowdsourcing and crowdfunding campaigns.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12402
Thesis identifier: 201276321
Designation: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Ana_Salvador_Dissertacao.pdf2.46 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.