Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/12290
acessibilidade
Title: A divulgação de responsabilidade social empresarial e a recente crise financeira mundial: perspetivas sociológicas e institucionais
Other Titles: Corporate social responsibility disclosure and the recent global financial crisis: sociological and institutional perspectives
Authors: Silva, M. J.
Azevedo, G.
Oliveira, J.
Keywords: Divulgação da responsabilidade social empresarial
Crise financeira
Teoria institucional
Setor bancário
Issue Date: 2016
Publisher: Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas
Abstract: Este estudo analisa o impacto da recente crise financeira mundial na divulgação de informação sobre responsabilidade social empresarial (RSE) de trinta30 instituições do setor financeirobancos pertencentes a seis países (Canadá, Reino Unido, França, Itália, Espanha e Portugal), no período de 2005-2011. De acordo com o quadro sociológico de Giddens (1990) conjugado come a nova teoria institucional de DiMaggio e Powell (1983), tenta examinar que estratégias de divulgação sobre RSE os bancos utilizaram na recuperação da credibilidade no sistema bancário. Além disso, tenta investigar se as três formas de pressão institucional (coerciva, normativa e mimética) podem promoverm a divulgação de informação sobre RSE pelos bancos em contexto de crise. Os principais resultados evidenciam que a divulgação de RSE aumentou ao longo do período da recente crise financeira global. A divulgação de RSE é diferente entre os bancos pertencentes a diferentes países de origem. Tais diferenças são explicadas pela adoção de estratégias de isomorfismo coercivo, normativo e mimético. Contudo, que são os bancos de países com mecanismos de legal enforcement menos robustos, aqueles que mais divulgam RSE, sugerindo que potenciais tentativas de isomorfismo mimético justificam estes padrões de divulgação. Estas conclusões revelam-se de primordial importância, atendendo ao facto da perspetiva sociológica/institucional na interação entre a recente crise financeira global e a divulgação da RSE nunca ter sido abordada na literatura.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12290
ISSN: 1646-2750
Ciência-IUL: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-29275
Appears in Collections:BRU-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
A divulgação de responsabilidade social.pdfVersão Editora408.17 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.