Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/12205
acessibilidade
Title: A origem da imagem e o interesse pelas profissões na área da contabilidade: estudo empírico a alunos
Authors: Vicente, Célia
Laureano, Raul M. S.
Machado, Maria João
Keywords: Alunos
Ensino superior
Contabilidade
Profissão
Imagem
Interesse.
Issue Date: 2014
Publisher: UALg ESGHT
Abstract: Este estudo tem como objetivos específicos: analisar a origem da imagem dos alunos sobre a profissão de contabilista, investigando eventuais diferenças entre os alunos no inicio e no fim do curso; identificar as caraterísticas individuais dos alunos que influenciam a origem da imagem e do interesse pela profissão; analisar o interesse dos alunos no exercício de diferentes categorias de profissões relacionadas com a contabilidade, investigando eventuais diferenças entre os alunos no inicio e no fim do curso; identificar as caraterísticas individuais dos alunos que influenciam o interesse pelas diferentes categorias de profissões relacionadas com a contabilidade. Foram inquiridos por questionário dois grupos de alunos da licenciatura em contabilidade de um instituto de ensino superior português: 157 alunos do primeiro ano e 78 alunos do terceiro ano. Os dados recolhidos permitem concluir que: a imagem da profissão deriva principalmente do contacto com contabilistas conhecidos, sendo os media a origem que menos influência exerce; existe associação entre a origem da imagem e a idade, a média de entrada dos alunos do primeiro ano e a média previsível de saída dos alunos do terceiro ano; a profissão de diretor financeiro é a mais atrativa e a de docente a menos desejada; as caraterísticas demográficas género e idade influenciam o interesse pelas diversas profissões associadas à contabilidade.
This study has the following objectives: to analyze the origin of the image of students about the accounting profession; investigate possible differences between students at the beginning and end of the course; identify the individual characteristics of students that influence the image source and interest in the profession; analyze students' interest in the performance of different categories of professions related to accounting; investigate possible differences between students at the beginning and end of the course; identify individual characteristics that influence students' interest in the different categories of professions related to accounting. Were surveyed by questionnaire two groups of students of the degree in accounting from an Portuguese institute of higher education: 157 first-year students and 78 third-year students, which represents a response rate of 86 % and 55%, respectively. The collected data allow to conclude that: the image of the profession derives mainly from contact with known accountants, and the media factor that exerts less influence; association exists between the image source and age, the average intake of first year students and projected average output of third-year students; the profession of CFO is more attractive and less desired teaching; individual characteristics gender and age influence the interest in various professions associated with accounting.
URI: http://esghtconferences.org/tms2014/index.php/TMS2014/TMS2014
https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/18341
http://hdl.handle.net/10071/12205
ISBN: 978-989-8472-56-4
Appears in Collections:BRU-CLN - Autoria de capítulos de livros nacionais



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.