Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11876
Autoria: Grilo, Vitória Teles
Orientação: Vasconcelos, Pedro
Data: 2014
Título próprio: Viver com arte : A dança como forma de inclusão social : A sua aplicação em projectos sociais : Escola Livre de dança da Maré (Rio de Janeiro)
Referência bibliográfica: Grilo, V. T. (2014). Viver com arte : A dança como forma de inclusão social : A sua aplicação em projectos sociais : Escola Livre de dança da Maré (Rio de Janeiro) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11876
Palavras-chave: Dança -- Dance
Favelas
Inclusão social
Política de intervenção -- Intervention policy
Projeto social -- Social project
Redes de desenvolvimento da Maré
Escola Livre de Dança da Maré
Contemporary dance
Cidadania -- Citizenship
Comunity
Resumo: Este trabalho pretende mostrar como a dança contemporânea, enquanto prática artística, pode assumir na comunidade um papel de intervenção, transferindo para o âmbito social todo o seu capital de mobilização colectiva e de libertação de estereótipos. Procurou-se dar o enquadramento teórico dos problemas levantados por uma experiência de trabalho no Rio de Janeiro, ocorrida durante os últimos meses de 2011, junto de uma importante Organização Não Governamental, Redes de Desenvolvimento da Maré. Foram utilizados registos pessoais da estadia e produzida uma reflexão final sobre o valor multifacetado da experiência. Para além disso, tendo sido a experiência concreta implantada num meio pobre e caótico como o da favela, pretendeu-se indagar como pode a organização de projectos artísticos contribuir para potenciar toda a plasticidade e diversidade desse mesmo meio. A tese é a de que a dança contemporânea, no plano da sua intervenção social, pode produzir efeitos de transformação importantes no interior de uma comunidade, pela perspectiva da cidadania e da luta contra as desigualdades sociais. A hipótese que se põe é a de que são precisamente os aspectos artísticos que trazem novas subjectividades e profundidade a essas transformações.
This work aims to show how contemporary dance, as an artistic practice, can be a tool for social intervention whithin the comunity, by transferring to the social ground its characteristics of collective engagement and stereotype liberation. We tried to provide the theoretical background for the problems that ocurred during a working experience that took place in Rio de Janeiro, late 2011, in collaboration with an important non governmental organization, Redes de Desenvolvimento da Maré. Personal records of the stay were used, and a final reflection on the multifaceted value of the working experience was produced. In addition, since this particular project took place in a poor and chaotic setting such as the one at the favela, we look to understand how the organization of artistic projects can contribute to boost all the plasticity and diversity present in such a place. The thesis is that contemporary dance, as a resource for social intervention, can have a relevant transforming impact within the comunity, through the notions of citizenship and fight against social inequality. The formulated statement is that artistic aspects can bring a level of new subjectivities and depth to these transformations.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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